• Matéria: História
  • Autor: gabriellysoares16701
  • Perguntado 8 anos atrás

Questão n° 50A Inconfidência Mineira representou potencialmente uma das maiores ameaças de subversão da ordem colonial. O fato de ter ocorrido na área das Minas, área na qual a permanente vigilância e repressão sobre a população eram as tarefas maiores das autoridades públicas, indica um alto grau de consciência da capacidade de libertação da dominação metropolitana.(Resende. Maria Eugênia Lage de. A Inconfidência Mineira. São Paulo: Global.1988)De acordo com o texto acima assinale a assertiva correta.a)A opulência da produção mineradora alcançou o seu apogeu na segunda metade do século XVIII, aumentando a ganância da metrópole portuguesa, que acreditava que os mineiros estivessem sonegando impostos e passou a usar de violência na cobrança dos mesmos.b)O descontentamento dos colonos aumentava de acordo com o preço das mercadorias importadas, já que eram proibidas as manufaturas na Colônia. Além disso, os jornais que circulavam na região, alertavam a população sobre a corrupção nos altos cargos administrativos coloniais.c)Sofrendo violenta opressão, a classe dominante mineira conscientizou-se das contradições entre os seus interesses e os da metrópole. Influenciada pelo pensamento iluminista e na iminência da cobrança da derrama em Vila Rica, em 1789, preparou uma insurreição.d)Contando com adesão e apoio efetivo de diversas parcelas da população mineira, os insurgentes reivindicavam um governo republicano inspirado na ideias presentes na Constituição dos EUA, mas foram traídos por um dos participantes em troca do perdão de suas dívidas pessoais.e)Mesmo sem ter ocorrido de fato, a Inconfidência Mineira, o apoio recebido da população revoltada e influenciada pelos ideais iluministas, demonstrou a maturidade do processo pela independência do país. Tal engajamento vai estar presente durante todas as lutas em prol da nossa emancipação.

Anexos:

Respostas

respondido por: ferretti
34

a)A opulência da produção mineradora alcançou o seu apogeu na segunda metade do século XVIII, aumentando a ganância da metrópole portuguesa, que acreditava que os mineiros estivessem sonegando impostos e passou a usar de violência na cobrança dos mesmos.

Falso. Embora seja verdade que a metrópole reforçou a fiscalização e os preços dos impostos na região das minas, o texto trata, na realidade, de um problema de conscientização.


b)O descontentamento dos colonos aumentava de acordo com o preço das mercadorias importadas, já que eram proibidas as manufaturas na Colônia. Além disso, os jornais que circulavam na região, alertavam a população sobre a corrupção nos altos cargos administrativos coloniais.

Falso. O problema da Inconfidência mineira não pode ser resumido às questões de importação de mercadoria. Falou mais alto o valor das taxas.


c)Sofrendo violenta opressão, a classe dominante mineira conscientizou-se das contradições entre os seus interesses e os da metrópole. Influenciada pelo pensamento iluminista e na iminência da cobrança da derrama em Vila Rica, em 1789, preparou uma insurreição.

Correto. A conscientização da elite mineira, no período, acabou fomentando uma revolta contra os valores abusivos das taxas e impostos que recaiam sobre a produção ainda que houvesse redução na produtividade.


d)Contando com adesão e apoio efetivo de diversas parcelas da população mineira, os insurgentes reivindicavam um governo republicano inspirado na ideias presentes na Constituição dos EUA, mas foram traídos por um dos participantes em troca do perdão de suas dívidas pessoais.

Falso. Embora algumas parcelas tenham contribuído, não havia, de fato, um apoio efetivo da população mineira, principalmente dos escravos, que não viam solução na Inconfidência.


e)Mesmo sem ter ocorrido de fato, a Inconfidência Mineira, o apoio recebido da população revoltada e influenciada pelos ideais iluministas, demonstrou a maturidade do processo pela independência do país. Tal engajamento vai estar presente durante todas as lutas em prol da nossa emancipação.

Falso. As lutas pela emancipação do país não tiveram apoio sólido de todas as camadas da população e não demonstram engajamento ou maturidade suficientes para garantir este processo. Tanto é, que a independência veio mesmo é pelas mãos de um príncipe português.

respondido por: veta2402
6

Resposta:

c)Sofrendo violenta opressão, a classe dominante mineira conscientizou-se das contradições entre os seus interesses e os da metrópole. Influenciada pelo pensamento iluminista e na iminência da cobrança da derrama em Vila Rica, em 1789, preparou uma insurreição.

Perguntas similares