1) Observe a figura de Homero e seu guia Glauco, obra pintada por Wlliam-Adolphe Bouguereau, 1854.
Respostas
Olá,
Completando a questão, seguem as afirmações:
I. Os espartanos respeitavam as pessoas com deficiência, promovendo a socialização e inclusão das mesmas. Falso.
Os espartanos valorizavam a saúde e a aptidão física pois cada cidadão daquela cidade-estado grega era formado para se tornar um guerreiro. Por isso, bebês com deficiência eram mortos.
II. No Egito Antigo, os bebês que nasciam com deficiência eram exterminados ou abandonados à própria sorte. Falso.
Registros arqueológicos demonstram que os egípcios eram tolerantes à deficiências físicas, principalmente porque a fertilidade agrícola possibilitava a manutenção da vida dessas pessoas e a adaptação ao trabalho.
III. Os gregos cultuavam o corpo perfeito, por isso eliminavam crianças recém-nascidas frágeis ou com alguma deficiência. Verdadeiro.
Os gregos valorizavam a estética corporal, por isso a saúde e o bom estado morfológico dos recém-nascidos era de vital importância para os mesmos.
IV. A civilização romana preconizava a perfeição estética e corporal, assim as pessoas com deficiência, por não estarem dentro do padrão físico adequado, eram excluídas da sociedade. Verdadeiro.
As pessoas com deficiências na Roma Antiga eram incorporadas para trabalhar em bordéis, circos e em trabalhos que em muitas vezes podiam ser humilhantes para tais deficientes.
Espero ter ajudado!
Alternativa D. III -IV.