35- O sal de cozinha, NaCl, contém iodeto de potássio, Kl, em concentrações muito pequenas, e traços do íon iodeto na dieta ajudam a prevenir o alargamento da glândula tireóide. Em relação aos íons presentes nesses sais, foram feitas as seguintes afirmações:
a- Os íons Na+ e K+ pertencem ao mesmo período da tabela periódica.
b- O íon I- tem raio iônico maior que o íon Cl- pois o íon I- tem um número maior de camadas.
c- O íon K+ tem potencial de ionização maior do que o íon I- pois os elétrons do Íon K+ se encontram mais afastados do núcleo.
Está(ão) CORRETA(S) apenas:
A) a e b
B) b e c
C) a
D) b
E) c
Respostas
a) Falsa. Pertencem à mesma Família (Grupo)
b) Verdadeira
c) Falsa. Menor porque os elétrons do Íon K+ se encontram mais afastados do núcleo
Resp: letra c)
Resposta:
Explicação:
a- falsa; pertencem ao mesmo grupo.
b- verdadeira, pois o Cl- é 3p6, e o I- é 5p6; ou seja, o íon Iodo- tem mais camadas.
c- Potencial de ionização é a energia necessária para retirar elétrons de um átomo, o que é mais fácil quando o raio do átomo é maior. Nesse caso, o átomo neutro K pertence ao grupo 1A, mas o íon K+ se assemelha a um gás nobre, com final 3p6; já o Iodo pertence a família dos halogênios, e com ganho de um elétron ele fica semelhante a um gás nobre com final 5p6. Como eles estão no mesmo grupo, precisamos avaliar quem tem menos camadas e menos elétrons, pois este terá os elétrons mais próximos do núcleo, menor raio atômico, e, portanto, maior potencial de ionização. Teremos como resposta o K+; contudo, o erro está na afirmação *mais afastados do núcleo*, o certo seria *mais próximos*.