Respostas
O nefron é a menor unidade encontrada nos rins, sendo responsável pela filtração e formação da urina. A função principal dos nefrons é a limpeza de substâncias dispensáveis (ex: ureia e creatinina) ao organismo do sangue, sendo excretadas através da urina, além de reabsorção das substâncias necessárias ao corpo humano, como água e eletrólitos.
Cada néfron é composto de glomérulo, cápsula de Bowman e túbulos renais (túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e túbulo coletor).
O glomérulo é uma rede de capilares sanguineos que filtram o sangue arterial. Os túbulos coletores absorvem parte desse filtrado e secretar substâncias de acordo com a necessidade do organismo. Após essa filtração, o líquido resultante vai para a cápsula de Bowman e segue para o túbulo contorcido proximal. Em seguida, o filtrado parte para a alça de Henle e depois, túbulo contorcido distal, terminando em um canal coletor, que acumúla urina.
O homônio antidiurético (ADH ou vasopressina) é um hormônio produzido na glândula hipotálamo e secretado pela neurohipófise, atuando sobre os rins na retenção de água no corpo e concentração de íons, posteriormente, na pressão arterial.
Um efeito do ADH sobre o nefron é a reabsorção de água pelo mesmo, pois ocorre abertura dos canais de água (aquaporinas). Além disso, ele causa a redução na quantidade de urina produzida por uma pessoa.