É correto afirmar que o Ensino Religioso no Brasil teve seu início com a:
a chegada dos frades Dominicanos em 1881.
a Proclamação da República em 1889.
vinda dos padres Jesuítas para o Brasil.
a implementação da LDB 9394/96.
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2)
Ao se contemplar a unidade temática Manifestações religiosas, deverá ser compreendido de modo geral, que:
o conhecimento, a valorização e o respeito às distintas experiências e manifestações religiosas, e a compreensão das relações estabelecidas entre as lideranças e denominações religiosas e as distintas esferas sociais.
As crenças fornecem respostas teológicas aos enigmas da vida e da morte.
Os dogmas e tradições que procuram atribuir sentidos e finalidades à existência.
As ideias de ancestralidade, reencarnação, ressurreição, transmigração, entre outras, que são norteadoras do sentido da vida dos seus seguidores.
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3)
A legislação que torna o Ensino Religioso confessional cristão, subdividido em Ensino Religioso ecumênico, interconfessional e inter-religioso.
a Constituição de 1934.
a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 5.692/71.
a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96.
a Constituição Federal de 1988.
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4)
No que tange a elaboração do planejamento das aulas de Ensino Religioso é INCORRETO afirmar que:
O Projeto Político Pedagógico (PPP) das Escolas representa um elemento fundamental.
É preciso ter claro os conteúdos e objetivos que se quer para as aulas de Ensino Religioso.
Basta seguir o material didático para dar conta dos conteúdos.
Faz-se necessário utilizar metodologias diversificadas e inovadoras.
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5)
Os dois fatores que contribuíram para a estrutura do Ensino Religioso hoje, de acordo com o que observamos em nossa aula, são respectivamente:
A configuração de uma sociedade singularista, garantindo pela carta Magna os direitos fundamentais de liberdade religiosa e de expressão e o advento da globalização, fenômeno que atinge todas as esferas da vida humana, leva a conceber o multiculturalismo religioso.
A busca pela equidade na educação e a configuração de uma sociedade pluralista, que o estado a ser concebido como laico, garantindo pela carta Magna os direitos fundamentais de liberdade religiosa e de expressão.
A configuração de uma sociedade pluralista, que o estado a ser concebido como laico, garantindo pela carta Magna os direitos fundamentais de liberdade religiosa e de expressão e o advento da globalização, fenômeno que atinge todas as esferas da vida humana, leva a conceber o multiculturalismo religioso.
A configuração de uma sociedade pluralista, que o estado a ser concebido como laico, garantindo pela carta Magna os direitos fundamentais de liberdade religiosa e de expressão e a busca por uma sociedade homogenia religiosa e culturalmente.
Respostas
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6
1 b, 2 d, 3 c, 4 d, 5 c
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