Segundo a hipótese endossimbiótica, acredita-se que cloroplasto e mitocôndria são organelas derivadas de bactérias que ingressaram em uma célula primitiva, nela convivendo em harmonia, em uma relação mutuamente vantajosa. Cite os principais argumentos que tornam viáveis a elaboração dessa hipótese.
Respostas
Olá!
Basicamente há dois argumentos que tornam essa hipótese viável:
1º Ambos produzem o próprio alimento:
Os cloroplastos produzem alimento através da realização da fotossíntese, onde um conjunto de reações químicas são feitas (utilizando a luz) para gerar energia.
As mitocôndrias não produziam o próprio alimento, logo, precisavam se associar a uma outra célula, no caso, células procariontes, onde se estabeleceu um mutualismo.
2º Possuem material genético próprio:
Tanto os cloroplastos, quanto as mitocôntrias apresentam material genético próprio, logo, ambos podem se reproduzir assexuadamente e gerar uma réplica.
Olá,
Tudo bem?
A Teoria endossimbiótica foi criada levando em consideração as seguintes evidências:
- Mitocôndrias e cloroplastos possuem DNA e Ribossomos próprios;
- O DNA de ambos são diferentes do que vive no núcleo da célula;
- Ambos possuem duas membranas, interna e externa - sendo a mais interna própria do organismo englobado e a segunda seria do organismo que a englobou;
- Tanto a mitocôndria quanto o cloroplasto tem tamanho semelhante ao de uma bactéria;
- Alguns antibióticos ( que são remédios destinados à bactérias) podem alterar a síntese/produção de proteínas tanto no cloroplasto quanto na mitocôndria;
- Mitocôndrias e cloroplastos tem o poder de autoduplicação.
Espero ter ajudado, bons estudos e até mais =D