Quando encostamos nossas mãos em determinados objetos a temperatura ambiente, como metais e mármores, é comum escutarmos as pessoas dizerem que os objetos estão mais frios que os demais. Essa afirmação está correta? Explique-a do ponto de vista da calorimetria.
Respostas
Olá, tudo bem?
Para entender a sensação de sentirmos esses materiais mais frios que os demais, precisamos conhecer alguns conceitos da calorimetria.
As moléculas que constituem os materiais estão em agitação contínua, e essa agitação gera uma energia térmica. Quanto maior a agitação, maior a temperatura do objeto.
Uma característica importante é que os metais são ótimos condutores de calor. Isso quer dizer que a taxa de transferência de energia do nosso corpo para o metal ocorrerá mais rapidamente, e por isso, temos a sensação de que o objeto feito de metal é mais frio, mas isso não significa que sua temperatura está menor.
Uma importante propriedade física da calorimetria, específica de cada material, é o calor específico. Calor específico é medido pela quantidade de calor oferecido a determinado corpo para que este varie 1 ºC.
Assim, se o calor específico de certo material é baixo, este tem a capacidade de variar mais facilmente sua temperatura e é considerado um bom condutor de calor, que é o caso dos metais e do mármore.
Bons estudos!