QUESTÃO ORIENTADORA 1) Utilize o Winplot para plotar os gráficos das funções a seguir. Em seguida, analise o comportamento dessas funções: a) =² b) = ³/3c) =2 + 1 d) = ln( + 1) 2) É possível, através do Winplot, calcular a derivada de uma função? E sua integral? Em resposta positiva, mostre exemplos através de gráficos plotados. *Responda as duas questões em uma única resposta-texto
Respostas
As funções são:
a) y = x²
b)
c) y = 2ˣ + 1
d) y = ln(x + 1)
Temos que a curva do gráfico da letra a) corresponde a uma parábola, pois a função é do segundo grau. Essa parábola possui concavidade para cima e Domínio igual a todos os Reais e Imagem de 0 ao infinito.
Na letra b) temos uma função do terceiro grau. Essa função é crescente e possui imagem e domínio iguais a todos os Reais.
Na letra c) temos uma função exponencial crescente. Sua imagem vai de 1 até o infinito, sendo que y = 1 é uma assíntota horizontal, e o domínio é igual a todos os Reais.
Na letra d) temos uma função logarítmica crescente, cujo domínio vai de 0 ao infinito, sendo x = -1 uma assíntota vertical, e a imagem é igual a todos os Reais.
Pelo Winplot podemos calcular a derivada e a integral das funções. Depois que colocamos a função, temos um botão escrito "derivar". O Winplot nos dá o gráfico da derivada da função.
Para calcular a integral, basta seguir os comandos:
Um → Medidas → Integral f(x)dx
Depois, basta apertar o botão Indefinida ou Definida.
O gráfico da integral estará plotado em azul.