(Texto 2) O Homem do Pau-brasil (Joaquim Pedro de Andrade reinventa Oswald).1)- Texto O Homem do Pau-brasil (Joaquim Pedro de Andrade reinventa Oswald) A resenha de José Couto foi escrita na época do lançamento do filme no cinema? (Justifique a sua resposta com trechos do texto).2)- No primeiro parágrafo, o autor afirma que o filme representa um "desprezo pelo 'realismo' televisivo". Que outro trecho da resenha retoma e reafirma essa avaliação crítica?3)- O tom predominante no texto é favorável ou desfavorável ao filme? Cite ao menos dois trechos que justifiquem a sua resposta.4)- A reação do crítico, em 2008, é semelhante àquela com que o filme foi recebido no início da década de 1980? Justifique a sua resposta.5)- Para avaliar a obra de Joaquim Pedro, em dois momentos o crítico acaba por se referir ao perfil do cinema que esta sendo feito, tanto na época de lançamento do filme quanto no momento em que escreve a resenha. Localize e transcreva tais comentários.
Respostas
Bom dia,
1)- Texto O Homem do Pau-brasil (Joaquim Pedro de Andrade reinventa Oswald) A resenha de José Couto foi escrita na época do lançamento do filme no cinema?
Não, a resenha foi escrita em 1982 um ano após o filme ter sido lançado, para a Folha de São Paulo, na tentativa de abordar uma reflexão crítica sobre a obra.
2) No primeiro parágrafo, o autor afirma que o filme representa um "desprezo pelo 'realismo' televisivo". Que outro trecho da resenha retoma e reafirma essa avaliação crítica?
O trecho que retoma essa avaliação crítica, pode ser o “Mais do que isso, porém, trata-se de uma tentativa de discutir o legado modernista em sua vertente mais radical e experimental.”
3) O tom predominante no texto é favorável ou desfavorável ao filme? Cite ao menos dois trechos que justifiquem a sua resposta.
O tom é favorável ao filme, pois assim como o filme traz um pouco de comédia, o texto possui uma linguagem não tão formal, permitindo uma leitura leve e espontânea que repassa bem o filme e sua natureza de fugir do comodismo e dos padrões do cinema.
Podemos citar como trechos: “ O tema da antropofagia, do "quem come quem" (nos vários sentidos do verbo), perpassa todo o filme”
“Visto hoje, quando nos habituamos a um cineminha rasteiro e medroso, "O Homem do Pau-Brasil" parece um objeto absurdo”.
4) A reação do crítico, em 2008, é semelhante àquela com que o filme foi recebido no início da década de 1980?
Não, o filme foi criticado fortemente por seu roteiro ser inovador e criativo, mexendo com elementos não trabalhados, uma linguagem modernista.
5) Para avaliar a obra de Joaquim Pedro, em dois momentos o crítico acaba por se referir ao perfil do cinema que esta sendo feito, tanto na época de lançamento do filme quanto no momento em que escreve a resenha. Localize e transcreva tais comentários.
Um momento que transcreva o perfil do cinema que estava sendo feito quando a resenha foi escrita pode ser “Visto hoje, quando nos habituamos a um cineminha rasteiro e medroso, "O Homem do Pau-Brasil" parece um objeto absurdo”
E um trecho que descreva o momento em que o filme foi ao ar, pode ser “O Homem do Pau-Brasil" (1981), último filme de Joaquim Pedro de Andrade (1932-88), foi recebido com certa má vontade à época em que foi lançado. Suas ousadias formais e seu desprezo pelo "realismo" televisivo iam na contramão da tendência domesticada que então se impunha mesmo entre os remanescentes do cinema novo”