Respostas
Os patrícios se ocupavam dos grandes cargos militares, da política e dos estudos. Os plebeus poderiam ser comerciantes, artesãos e agricultores eram homens livres e isso era o que os diferenciava dos escravos
Os patrícios, os mais prestigiados entre os romanos, cumpriam com as atividades de governança pública e administração dos bens (como as fazendas, por exemplo), de modo que eram vistos como os "condutores" da sociedade.
Os plebeus, membros de uma classe intermediária, cumpriam com atividades laborais diversas, produzindo artesanato, trabalhando nos órgãos de polícia dos romanos e atuando com camponeses, sendo considerados inferiores aos patrícios.
Já os escravos realizavam os trabalhos mais pesados e difíceis da Roma, sendo responsáveis, por exemplo, pela alimentação dos romanos e pela construção das obras públicas.
O tipo de atividade mais valorizada era o tipo associado com os "níveis" mais altos da sociedade, pois, como hoje, se associava o prestígio social adquirido com o trabalho, de modo que a riqueza e a função se confundiam