No classicismo, o conceito do amor, no qual a mulher é idealizada e inacessível, foi aprofundado e enriquecido com as concepções filosóficas de plantão. Leia o boxe " uma perspectiva do amor o neoplatismo renascentista" e depois responda:
pode-se dizer que o poema lírico de Camões expressa a visão neoplatônica do amor? Por quê?
Releia a última estrofe do poema e, tendo em vista as concepções do neoplatismo renascentista, Explique a idéia presente no verso" quanto mais vos pago, mais vos devo", que encerra o poema.
Respostas
Olá!
a) Sim, pois o poema é construído com a admiração do eu lírico pela beleza física da mulher amada, o que caracteriza um amor idealizado, "platônico".
b) De acordo com o ideal neoplatônico, a plenitude de alma do homem é diretamente proporcional a sua manifestação de amor idealizado. Logo, "quanto mais vos pago (com amor), mais vos devo (agradecimentos por cada vez mais fazer de mim um homem pleno)".
Espero ter ajudado, um abraço! :)
a)Sim, porque, no poema, o amor se traduz na contemplação das feições da amada pelo eu lírico; portanto, é um amor idealizado, espiritualizado, puro.
b) De acordo com o neoplatonismo, o exercício do amor espiritual, idealizado, eleva o homem e o aproxima de Deus. No poema, o eu lírico, ao "pagar" com a esperança, a vida, a alma, enfim, com tudo o que possui, a oportunidade de contemplar a amada, vivencia o amor espiritual, o amor puro, que desperta nele a "bem-aventurança", pois o purifica e o aproxima de Deus. Assim, diante do imenso bem que o eu lírico recebe, quanto mais ele paga com seu amor espiritualizado, mais ele deve à amada, pois seu bem-estar só aumenta.