Respostas
A história da xilografia no Brasil é algo negligenciado até hoje. A importância de tal prática para a formação cultural e visual do Brasil é muito grande, e como tal, deve ter a atenção necessária.
Diante dessa necessidade, a de estudar e entender o fazer xilografia no Brasil, o projeto se propôs a investigar a chegada, nascimento e rápido declínio dessa arte. Não só através das primeiras estampas xilografadas no país como através de registros que explicitam a dinâmica dessa produção.
Tendo em vista que a Biblioteca Nacional é uma instituição de referência, entendemos que é imperativo estimular o estudo e interesse aprofundado de seu acervo iconográfico. Posto que atualmente a instituição tem apenas uma visão geral do mesmo. Não entendendo assim, a importância histórica e artística que a análise especializada de cada obra pode revelar. Sendo assim, o atual projeto permitiria que a Biblioteca Nacional iniciasse um processamento técnico do acervo de estampas; para ser também nesse meio, uma instituição de referência.
A xilogravura também tem sido gravada em peças de azulejo, reproduzindo desenhos de menor dimensão. Esta é uma das técnicas que o artesão pernambucano Severino Borges, tem utilizado em seus trabalhos.