Respostas
respondido por:
8
O Tratado de Comércio e Navegação faz parte dos Tratados de 1810, assinados pelo rei de Portugal quando esse estava no Brasil (devido a chegada da família Real Portuguesa). Esse tratado demonstrou o domínio da Inglaterra sobre Portugal, pois com ele, a Inglaterra teve direito a:
Diminuição das tarifas alfandegárias (chegando a 15%, tornando os produtos ingleses bem mais baratos e quase que eliminando os produtos nacionais);
Porto livre de Santa Catarina para embarque e desembarque de mercadorias;
Cidadãos ingleses no império português (ou seja, nas metrópoles e nas colônias portuguesas) só poderiam ser julgados por tribunais, juízes e leis inglesas. Isso implica que caso um inglês desrespeitasse uma das leis de Portugal, só seria julgado de acordo com leis inglesas;
Fim do trabalho escravo em Portugal, garantindo mão de obra assalariada e consumidora dos produtos da Inglaterra que entrariam no território português.
unicorngirl11:
O TRATADO DE NAVEGAÇÃO E COMÉRCIO previa grandes vantagens alfandegárias para a entrada dos produtos ingleses na Colônia- enquanto produtos de outros reinos estavam sujeitos a uma taxa de importação de 24% sobre seu valor, os portugueses eram taxados em 16% e os ingleses em apenas 15%, logo seus produtos eram comercializados com preços mais acessíveis. *Espero ter ajudado!* :)
respondido por:
5
O objetivo do tratado era tornar as duas potências mais "próximas", estabelecia diminuição das taxas de importação de produtos portugueses na Grã Bretanha e diminuição das taxas de importação de produtos da Grã Bretanha em Portugal e suas colônias, o que levou os ingleses a dominarem o mercado brasileiro.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás