• Matéria: Artes
  • Autor: brunov3pcff37
  • Perguntado 8 anos atrás

O que Barthes chama de o “referente fotográfico” consiste no objeto que é colocado diante da objetiva, e sem o qual não existiria fotografia. No caso da pintura, o referente pode ter origem na imaginação do pintor, o que não acontece com a fotografia. Essa autenticação seria o grande diferencial da fotografia entre os outros meios de reprodução visual, sendo essa convicção de existência do objeto o seu grande noema. Sobre o noema e outros conceitos barthesianos, assinale a alternativa correta:


A- O “isto foi” se refere ao noema da fotografia, a certeza de que aquilo que se vê na imagem foi registrado por alguém que presenciou o fenômeno e o captou em registro.


B- Sendo a essência da fotografia a retificação da cena que apresenta, haveria a certeza daquilo que foi presenciado e registrado pelo fotógrafo.


C- O grande noema fotográfico é o que Barthes chama de “isto foi”, e se refere a confirmação de que a câmera e o fotógrafo presenciaram a cena, em busca do real.


D- Óbvio e Obtuso são dois conceitos barthesianos e significam os processos de leitura fotográfica, baseado na semiótica.


E- Studium e Punctum são dois conceitos barthesianos e significam os processos de leitura fotográfica, baseado na semiótica.

Respostas

respondido por: Matheusieti
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Olá!

A alternativa E é a que melhor se aplica como correta.

Para Barthes, o studium é os referente visual que nos toca humanamente, culturalmente e moralmente.

Deste modo, o studium em seu sentido permanece em plano impessoal, sem nos atingir de forma especial, criando uma dualidade com o punctum, que para o autor é basicamente um elemento, ou seja, um detalhe inadvertido que salta da fotografia diretamente para o indivíduo.

Até mais!

respondido por: WillianArruda
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Resposta:

RESPOSTA CORRETA É A LETRA A

EU FUI PELO RESPOSTA QUE DISSERAM E ERREI MEU QUESTIONARIO

Explicação:

O “isto foi” se refere ao noema da fotografia, a certeza de que aquilo que se vê na imagem foi registrado por alguém que presenciou o fenômeno e o captou em registro.

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