Respostas
O balanceamento de equações químicas é um recurso muito utilizado na Química, principalmente em Estequiometria, Termoquímica, Cinética Química e Mistura de Soluções. Por intermédio do balanceamento, temos uma noção sobre a quantidade de matéria de cada um dos componentes da equação.
De forma prática, realizar o balanceamento de uma equação química é igualar a quantidade dos átomos dos elementos presentes nos reagentes com a quantidade desses mesmos átomos dos elementos presentes nos produtos.
O recurso que utilizamos para realizar o balanceamento de uma equação química é a utilização de números inteiros, denominados de coeficientes, posicionados sempre à esquerda da fórmula da substância, seja ela do produto, seja do reagente. Convencionalmente, sempre utilizamos os menores números inteiros possíveis. Veja a representação a seguir:
aA + bB → cC
As letras a, b e c representam os números (coeficientes) que tornam a equação balanceada.
Como o balanceamento de equações é feito sempre por tentativa, não existem regras específicas que nos ajudem. Todavia, algumas orientações podem ser úteis.
Orientações para o balanceamento de equações
Sempre iniciar o balanceamento pela maior fórmula. Entende-se como maior fórmula aquela que apresenta a maior quantidade de átomos. Por exemplo, na fórmula da água (H2O), temos a presença de três átomos;
Colocar o coeficiente 1 na maior fórmula encontrada;
Observar a quantidade de átomos de um elemento específico nessa fórmula utilizada como ponto de partida e posicionar o coeficiente que deixa a mesma quantidade dele no produto;
Todo coeficiente multiplica todas as quantidades de átomos presentes na fórmula.