“Dentre as grandes contribuições que os jesuítas do primeiro e segundo séculos de existência da Ordem nos deixaram, podemos indicar, certamente, a Ratio Studiorum... Esse documento, que não pretendeu ser um tratado pedagógico, marcou indelevelmente tanto a educação quanto a pedagogia moderna, e constitui-se hoje, para nós, numa das mais importantes referências documentais da gênese do mundo moderno. Ele foi resultado de um longo, cuidadoso e amplo trabalho de planejamento da expansão jesuítica, tanto na Europa quanto nos novos mundos recém ocupados e colonizados pelos europeus no início do século XVI”. Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, podemos afirmar que a Ratio Studiorum:
A
apresentava uma divisão do trabalho didático e uma organização escolar que acabaram por influenciar na expressão de uma educação universalista, elitista e de grande eficácia no processo da contrarreforma e do poder da Igreja Católica Apostólica Romana.
B
afirmava que a organização entre os homens se fundamentava na propriedade coletiva e nos laços de sangue e que, quando a sociedade começou a dividir-se em classes, a propriedade passou a ser privada e os laços de sangue retrocederam diante do novo vínculo que a escravidão estabeleceu.
C
defendia que a maneira específica de a educação escolar participar da luta pela revolução socialista é por meio da socialização do conhecimento científico, artístico e filosófico em suas formas mais desenvolvidas.
D
era o método utilizado na região italiana que se caracterizava por não seguir um programa estruturado e por permitir que os alunos passassem de um nível para outro sem que qualquer tipo de conhecimento anterior fosse necessário.
E
defendia o método dedutivo, do geral para o particular.
Respostas
respondido por:
4
Olá,
O Ratio Studiorum foi inovador porque era subdividido em cinco disciplinas e o ensino era tratado de maneira progressiva, onde o aluno evoluía e aprimorava seus conhecimentos em vários níveis.
Seu objetivo era catequizar e formar escolas católicas, ampliando o poder de influência da Igreja Católica. Ele serviu de inspiração para as universidades universalistas e elitistas. Foi uma forma de reafirmação de poder da Igreja.
Por isso é correta a Alternativa A.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás