Respostas
Quando maduro, o gametófito desenvolve um órgão que na planta masculina é chamado de anterídio, e na feminina chamado de arquegônio. No anterídio são produzidos os anterozoides , e no arquegônio, a oosfera.
Em decorrência à chuva ou concentração do orvalho, os anterozoides(flagelados) se deslocam em direção ao arquegônio, para assim fecundar a oosfera. Inicia-se a fase esporofítica do ciclo surgindo, no gametófito feminino, um esporófito diploide cujo ápice possui uma cápsula contendo esporos haploides, provenientes de meiose.
Esses esporos, após serem expelidos da cápsula, são dispersos pela água, vento ou animais.Germinando apenas quando as condições são propícias, formando um novo gametófito, reiniciando o ciclo.
Foi boa ;)
Resposta:
As briófitas não possuem flores, sementes ou frutos. Em seu ciclo de vida nota-se a participação de gametas, que dependem da água para que a fecundação ocorra. Nesse caso o gameta masculino se desloca em meio líquido até o gameta feminino. Após a fecundação o zigoto gera um esporófito que é temporario até surgir o gametófito que é quem produz os gametas para a próxima fecundação. Assim, numa analogía com o mundo animal, as briófitas são consideradas "os anfíbios do reino vegetal", já que vivem em ambientes úmidos e sombreados, e dependem da água para a fecundação.
Espero ter ajudado.