(5) Explique o que foi a derrama? (6) explique a conjuração mineira 7 Explique a conjuração baiana 8 Quando e por que a família real portuguesa veio para o Brasil 9 Qual foi a primeira mudança dotada por Dom João ao chegar ao Brasil 10 onde passou a ser a sede do governo português do Brasil 11 qual foi os motivos da revolução
Respostas
5 No Brasil Colônia, a derrama era um dispositivo fiscal aplicado em Minas Gerais a fim de assegurar o teto de cem arrobas anuais na arrecadação do quinto. O quinto era a retenção de 20% do ouro em pó ou folhetas que eram direcionadas diretamente a Coroa Portuguesa.
6 foi um movimento de caráter separatista, ocorrido em Minas Gerais no ano de 1789, cujo principal objetivo era libertar o Brasil do domínio português. O lema da Conjuração Mineira era “Liberdade, ainda que tardia”.
7 foi uma revolta social de caráter popular ocorrida na Bahia em 1798. Teve uma importante influência dos ideais da Revolução Francesa. Além de ser emancipacionista, defendeu importantes mudanças sociais e políticas na sociedade.
8 A vinda da família real portuguesa para o Brasil ocorreu em 28 de novembro de 1807 e a comitiva aportou no Brasil em 22 de janeiro de 1808.Em 1806, Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental determinando que os países europeus fechassem os portos para os navios da Inglaterra.
Enquanto isso, negociou secretamente o Tratado de Fontainebleau (1807) com os espanhóis que permitiria os franceses atravessar a Espanha para invadir Portugal. Em troca, o reino espanhol poderia se apoderar de um pedaço do território português.
Portugal não aderiu ao bloqueio continental devido à longa aliança política e comercial com os ingleses e, por este motivo, Napoleão ordenou a conquista, ocorrida em novembro de 1807.
Antes disso, em 22 de outubro de 1807, o príncipe regente D. João e o rei da Inglaterra Jorge III (1738-1820) assinaram uma convenção secreta que transferia a sede monárquica de Portugal para o Brasil.
Neste mesmo documento, ficava estabelecido que as tropas britânicas se instalariam na lha da Madeira temporariamente. Por sua parte, o governo português comprometeu-se em assinar um tratado comercial com a Inglaterra após fixar-se no Brasil.
O príncipe regente, então, determinou que toda a família real seria transferida para o Brasil. Também viajariam os ministros e empregados, totalizando 15,7 mil pessoas que representavam 2% da população portuguesa.
9 A primeira medida tomada por D. João VI, ao chegar ao Brasil, em 1808, foi a assinatura da abertura dos portos às nações amigas, isto é, que os navios das nações aliadas a Portugal tinham o direito de aportar e desembarcar seus produtos em solo brasileiro, eliminando assim a exclusividade de comércio com a metrópole - naquele tempo, o Brasil só poderia comprar e vender para Portugal, visto que o Brasil ainda era colônia portuguesa. E o país que mais se beneficiou com tal medida foi a Inglaterra, uma vez que os produtos industrializados ingleses agora tinham livre acesso para penetrar no Brasil, inviabilizando assim os planos de Napoleão Bonaparte ao decretar o Bloqueio Continental na Europa - segundo a qual os países Europeus sob o domínio francês não poderiam comerciar com a Inglaterra.
10
Embarque da família real portuguesa no cais de Belém, em 29 de novembro de 1807.
A transferência da corte portuguesa para o Brasil foi o episódio da história de Portugal e da história do Brasil em que a família real portuguesa, a sua corte de nobres (ver nobreza portuguesa) e mais servos e demais empregados domésticos (tais como valetes) e inclusive uma biblioteca com mais de 60 000 livros, radicaram-se no Brasil, entre 1808 e 1821. Tendo a leva inicial de 15 000 pessoas.[nota 1] Posteriormente, após 1821, muitos destes voltaram a Portugal.
11 Descontentamento do Terceiro Estado (burguesia, trabalhadores urbanos, camponeses), que era a grande maioria da sociedade, com os privilégios da nobreza e do clero; - Os integrantes do Terceiro Estado deviam pagar altos impostos, enquanto clero e nobreza eram isentos.