• Matéria: História
  • Autor: rummsantos147otcsi9
  • Perguntado 8 anos atrás

caracterize o imperio russo no final do sec. XIX:

Respostas

respondido por: endersonsantana1994
4

No final do século XIX, o império Russo era o maior do mundo com 22 milhões de quilometros quadrados, e possuia terras em dois continentes: Ásia e Eueropa. O regime político era a monaquia absolutista e todo poder se concentrava na mão do czar, ele moneava e demitia ministros conforme sua vontade, censurava jornais e revistas, e decidia pela nação tanto na política interna como externa. Ja os camponeses ocupavam cerca de 80% da população e viviam como servos, devendo a seus senhores uma série de pesadas obrigações. Analfabetos em sua grande maioria eram eles tambem os mais atingidos palas doenças e pelas crises de fome que invadia o pais com frequência.

Os revolucionáris se dividiram em dois grupos: Bolcheviques ( maioria) e os Mencheviques (menoria). No mês de março de 1917 em Petrogrado ( atual São Petesburgo), foi o movimento revolucionário com adesão do exercito quando se orgazaram oa sovietes (conselho de operários e soldados) . A renuncia do czar Nicolau II logo após a revolução o governo provisório por Alexandre Kerenski com apoio da burguesia liberal desagradou aos sovietes sendo logo derrubados.

O governo bolchevique liderado por Lênin adotou vaias medidas de grande repercusão social:

Propôs a paz aos alemães : em 3 de março de 1918, a Russia saia da guerra, assinando com Alemanha o tratado de Brest-Litovsk.

Confiscou as terras da familia real, dos nobres e da igreja ortodoxa, distribuindo entre os camponeses.

Estatizou a economia: industria, banco e estrada de ferro passaram a ser dirigidas pelo governo russo.

A NEP : Nova Politica Economica.

Para enfrentar essa situação de penúra o governo bolchevique liderado por Lênin, procurou ativar a economia adotando medidas capitalista ao lado das socialistas era a nova politica economica conhecida como NEP , que :

Permitiu aos camponeses vender o excedente de suas colheitas no mercado interno.

Incentivou a formação de pequenas e medias industrias .

Permitiu que os capitais estrangeiros entrassem no apius sob a forma de empréstimo e investimento.

respondido por: ketllensilva691
0

Para um País Europeu era bastante atrasado . A maior parte da população vivia na servidão . Havia poucas industrias há serem comparadas com as da Alemanha e tudo isso favoreceu a fracassada revolução de 1905 e as duas de 1917 .

Perguntas similares