Me ajudem por favooor !
Um passeio em Paris( entre tantos).
De todos os passeios imperdíveis que fizemos, dos monumentos mais clássicos aos mais cotidianos,La Defense é um deles: a face moderna de Paris, o avesso da capital do patrimônio preservado - como frisou Lina em um dos seus maravilhosos posts. Conhecemos essa parte de Paris já no final da viagem, em 30 de janeiro de 2009, quando resolvemos criar um espaço de tempo até chegar da noite que terminaria em um espetáculo de música e dança no Teatro Nacional do Palais de Chaillot no Trocadéro. O trajeto em si já vale a pena, pois , do Chatelet a La Defense, tem um momento no percurso em que a linha do metrô 1 parisiense emerge da estrutura de túneis e, de repente, a cidade moderna entra com toda a sua força nos nossos olhos contrastando com o que tínhamos visto até então. Criada ao redor do monumento erguido para celebrar os soldados franceses da Guerra Franco-Prussiana,La Defense é indispensável nos roteiros de todos que querem conhecer a capital dos cafés , das casas de flores nas calçadas e do ar romântico presente em cada esquina.
1) Que aspecto de La Defense chamou a atenção dos autores ?
2) Como você acha que ficaria este relato de viagem se retirássemos os adjetivos ?
3)De acordo com o que você leu nesse relado,você gostaria de conhecer La Defense ? Por quê ?
4) Com relação aos fatos narrados, por que esse relato não pode ser entendido como uma narração ?
Respostas
1 - O fato de ser um monumento moderno, que contrasta com os prédios mais antigos que podem ser vistas pelas ruas do centro turístico de Paris.
2 - Sem os adjetivos o texto não faria sentido, e, se fosse adaptado, se tornaria um texto chato e pouco atraente, não atraindo o interesse do leitor.
3 - Sim, certamente. Paris é uma cidade linda e o monumento de La Defense parece ser de um tipo totalmente diferente do "normal" da cidade.
4 - O relato não é uma narração pois não há o desenrolar de um enredo no decorrer do texto, há apenas a descrição de fatos, com alguns elementos breves de narração quando é mencionada a viagem
1 - Pelo fato do La Défense ser um monumento moderno, fazendo contraste com os demais em Paris.
Além disso, o La Défense é o centro financeiro da Cidade de Paris. Ele possui cerca de 20.000 habitantes, possuindo grandes departamentos e monumentos em todos os setores comerciais.
Dentre as localizações e monumentos existentes no La Défense, podemos citar: o Pavillon des indes, o La Grande Arche de La Defense, o Deux Personnagens Fantastiques, o Parc André-Malraux, entre outros.
Como La Défense está inserida em Paris?
A partir dos negócios mais importantes da Europa, onde dezenas de torres e arranha-céus podem ser vistos, pertencendo às empresas mais importantes, na França e na Europa como um todo.
Mais sobre as arquiteturas europeias: https://brainly.com.br/tarefa/25204055
2 - Dentre os adjetivos apresentados no texto, vemos que eles foram construídos com a intenção de tornar o La Défense atraente para o leitor, apresentando as diferenciações entre o passado e as formas atuais de arquitetura, com a intenção de construir uma linha textual dinâmica.
Como o autor faz uso dos adjetivos?
O adjetivo construído pelo autor é expresso de forma positiva, não sendo marcado pelo caráter negativo, como normalmente utilizamos para nos referir a cidade. Assim, o La Défense é bem visto pelo leitor, sendo uma leitura fluída e interessante entre ambas as apresentações do monumento.
Mais sobre a linguagem textual:
https://brainly.com.br/tarefa/21045568
3 - Paris é uma das principais cidades do mundo, tanto em seu valor cultural, quanto econômico e até mesmo pela arquitetura, onde o monumento de La Défense é algo que se difere dos demais existentes naquele espaço, como uma forma de construir valor para o capital cultural francês.
Como podemos observar o La Défense na França?
Como um complexo de monumentos, que possuem um conjunto de atividades dos veículos de interação social com o indivíduo, dos quais podemos destacar:
- O caráter político;
- Social;
- Cultural e econômico;
- Dialogando com as mídias digitais, o consumo e a pluralidade cultural.
Mais sobre os movimentos democráticos da França:
https://brainly.com.br/tarefa/22022342
4 - A forma como o relato é apresentado, não segue apenas como forma de narração, na realidade, não existe um desenrolar amplo de enredo, como uma forma de proporcionar ao leitor uma interpretação diferente sobre as partes expostas na linha textual.
Como notamos a narrativa?
Aqui, o discurso o narrador pode incluir ideias que não sejam as dele, trazendo uma ambiguidade e riqueza de sentido ao exposto, e, por isso, o discurso indireto livre está ligado ao monólogo interior dos personagens, sendo executado pelo autor.
Mais sobre os gêneros textuais:
https://brainly.com.br/tarefa/9730809
#SPJ3