A posição do autor frente à de Jaspers quanto à concepção da filosofia é:A) antagônicaB) idênticaC) análogaD) contráriaE) contraditória
Respostas
Olá,
Pude perceber que seu enunciado está incompleto e encontrei o restante dele, o que nos possibilita responder a questão. Segue logo abaixo:
"O homem não pode abster-se da filosofia”, diz Jaspers com razão. “Ela está presente em todo lugar e sempre. A única questão que
se apresenta é saber se ela é consciente ou não, boa ou má, confusa ou clara”. Na verdade, a pesquisa da verdade científica, que só interessa aliás a uma minoria, não exaure¹ em nada a natureza do homem, mesmo nessa minoria. Resta que o homem vive, toma partido, crê em multiplicidade de valores, hierarquiza- os e dá assim um sentido à sua existência por opções que ultrapassam sem cessar as fronteiras do seu conhecimento efetivo. No homem que pensa, essa coordenação pode ser raciocinada, no sentido de que, para fazer a síntese entre aquilo em que acredita e que sabe, só pode utilizar uma reflexão, seja prolongando seu saber ou opondo-se a ele em um esforço crítico para determinar suas fronteiras atuais e legitimar a colocação dos valores que o ultrapassam. Essa síntese raciocinada entre as crenças, quaisquer que sejam, e as condições do saber, é o que nós chamamos de uma “sabedoria” e tal nos parece o objeto da filosofia."
O autor claramente reconhece a importância dos argumentos de Jaspers, pois segundo ele, cabe ao homem praticar a filosofia em vez de ignorá-la. Segundo ele, apesar de a ciência descobrir importantes achados, ela descobre sobre as células, partículas e aspectos físicos e biológicos do homem, não dando respostas existenciais concretas.
Por isso, cabe ao homem buscar esses questionamentos e aproximar-se das respostas existenciais e questões mundanas por meio do uso da filosofia. Isso nos permite perceber que sua posição é análoga à de Jaspers, ou seja, o modo de pensar é semelhante.
Alternativa C.
Espero ter ajudado!
Resposta:
letra c
Explicação:
A posição de Jean Piaget, autor do texto, é análoga à de Jaspers.
Além de dar razão ao autor citado (“O homem não pode abster-se
da filosofia”, diz Jaspers com razão), defende que o objeto da
filosofia é a sabedoria, resultado de crenças do ser que pensa;
Jaspers, por sua vez, afirma que a filosofia está presente em todo
lugar e ambiente