• Matéria: ENEM
  • Autor: judsongabriel9437
  • Perguntado 8 anos atrás

O atletismo é um esporte que tem sido negligenciado em diferentes ambientes, como escolas, clubes, centros de formação esportiva, etc. Ainda que nos cursos de formação inicial em Educação Física haja disciplinas voltadas à prática pedagógica dos futuros profissionais, no campo de trabalho encontramos poucos deles atuando com o atletismo especificamente. Podemos afirmar que essa falta de popularidade do atletismo na Educação Física possui diversos motivos, além de demonstrar o desconhecimento do seu potencial como prática corporal, a qual pode ser aplicada por meio de diferentes elementos, conforme a citação a seguir: “Em se tratando de habilidades motoras desenvolvidas através da prática do atletismo destacam-se: correr, saltitar, saltar, arremessar, lançar, girar, rolar e cair. Também há desenvolvimento das valências físicas, entre elas ressaltam: a tonicidade, o equilíbrio, a lateralidade, a organização espacial e temporal e por último a coordenação motora global e fina” (p. 128). AGÁPITO, C. M.; CORDERO, O. G. H. O atletismo como alternativa metodológica nas aulas de Educação Física. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, v. 6, n. 1, p. 123-134, jan-jun, 2015. A partir das discussões que ocorreram durante as AULAS e no ARTIGO proposto (disponível no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA), responda as seguintes questões: a) Ao se deparar com falhas na infraestrutura para o desenvolvimento das práticas corporais, qual deverá ser o posicionamento do profissional/professor de Educação Física para lidar com a situação e conseguir aplicar o conteúdo? b) De que forma um profissional/professor de Educação Física pode superar a falta de materiais (implementos), a fim de conseguir trabalhar com o atletismo em diferentes espaços (escola, clube, centros esportivos, etc.)? ARGUMENTE sua resposta utilizando o ARTIGO como referência.

Respostas

respondido por: makmorales
7

Olá,

A) Apesar das dificuldades de promover práticas de atletismo em função da não existência de infraestrutura para tal nas escolas públicas, cabe ao profissional de Educação Física não deixar que este cenário o limite; é possível tornar-se agente proativo neste cenário, adaptando as condições estruturais da escola e da área de prática esportiva de acordo com suas possibilidades.

A corrida, por exemplo, é uma das práticas de atletismo de fácil implementação em escolas públicas, apenas requer espaço - mas também pode ser aplicada em quadras esportivas.

B) Cabe ao professor adaptar a prática à realidade de seu trabalho, trazendo a modalidade esportiva para a vida dos alunos. Também é possível buscar apoio das prefeituras e secretarias de educação, na participação de projetos de esporte e desenvolvimento, a fim de angariar recursos.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares