• Matéria: Português
  • Autor: pedroivo8067
  • Perguntado 7 anos atrás

Texto para as questões de 17 a 191A rádio CBN reapresentou uma reportagem na qual dois repórteres, um negro e outro branco, de2idades próximas e vestindo roupas parecidas, testaram o atendimento que receberiam em3estabelecimentos comerciais cariocas.40 tratamento dado ao negro foi sistematicamente pior e em boa parte das vezes nem sequer foi5atendido. Em uma loja de roupas masculinas, ao branco foi oferecido um terno de maior qualidade, e, ao6negro, o mais barato.70 diabo é que os preconceitos se devem a uma poderosa capacidade humana, a de fazer8generalizações a partir de experiências limitadas. Poderosa, mas falível. Preconceitos como o racismo ou o9sexismo são frutos de generalizações indevidas e estigmatizadoras. Porém, sem conceitos prévios10(preconceitos), que permitam tomar decisões rápidas, teríamos dificuldade para fazer coisas simples,11como dirigir ou escolher um restaurante sem ter uma indicação.12Ainda assim, vale uma constatação etimológica: preconceito é sinônimo de prejuízo. Nossos13antepassados, ao criar suas línguas, perceberam que conceitos ou juízos prévios costumam levar a perdas,14a ideias equivocadas.M. Miterhof, Folha de S. Paulo. 31/01/2013. Adaptado.17Reproduz uma ideia contida no texto a seguinte frase:A O modo de vestir influiu no tratamento recebido pelo repórter negro em algumas lojas do Rio.B Um preconceito, tomando-se a palavra em seu sentido etimológico, pode orientar um comportamento não necessariamente negativo.C A sinonímia apontada em "preconceito" e "prejuízo" baseia-se nos prefixos e não nos radicais dessas palavras.D A capacidade humana de fazer generalizações deve ser vista mais como defeito do que como qualidade.E As decisões rápidas não podem ser tomadas se não tivermos indicações prévias de como agir.

Anexos:

Respostas

respondido por: tamyresdejesus
1

Olá!

O texto fala sobre um experimento realizado pela rádio CBN, em que dois repórteres de idade e roupas parecidas, porém um negro e outro branco, avaliaram como seriam atendidos em algumas lojas cariocas. O que foi constatado é que o branco recebeu muito mais atenção do que o negro, que quando foi atendido, recebeu uma assistência carregada de preconceitos.

O repórter que redigiu o artigo ainda conta sobre como preconceitos são importantes para decisões rotineiras como escolher um restaurante, mas são totalmente negativos quando se trata de outro ser humano. Isto pode ser expresso pela alternativa B.

respondido por: julyoviny
0

Resposta:

letra b

Explicação:

Perguntas similares