Textos para as questões de 20 a 22CAPITULO PRIMEIRO1Rubiào fitava a enseada, — eram oito horas da manhã. Quem o visse, com os polegares2metidos no cordão do chambre, à janela de uma grande casa de Botafogo, cuidaria que ele3admirava aquele pedaço de água quieta; mas, em verdade, vos digo que pensava em outra coisa.4Cotejava o passado com o presente. Que era, há um ano? Professor. Que é agora? Capitalista. Olha5para si, para as chinelas (umas chinelas de Túnis, que lhe deu recente amigo, Cristiano Palha), para6a casa, para o jardim, para a enseada, para os morros e para o céu; e tudo, desde as chinelas até o7céu, tudo entra na mesma sensação de propriedade.8— Vejam como Deus escreve direito por linhas tortas, pensa ele. Se mana Piedade tem g casado com Quincas Borba, apenas me daria uma esperança colateral. Não casou; ambos \ o morreram, e aqui está tudo comigo; de modo que o que parecia uma desgraça...Machado de Assis, Quincas Borba, in: Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 199420O verbo "cuidar" foi empregado no texto (“cuidaria” - L 2) com a mesma acepção que na seguinte frase:A Por ser inconsequente, não cuidava ser o projeto tão árduo.B Apesar de ser criança, sabia se cuidar como ninguém.C Ainda não tivera tempo de cuidar da forma de chegar lá.D Em meio à crise, todos devem se cuidar.E Todos os moradores cuidavam da vila com dedicação.
Anexos:
Respostas
respondido por:
3
Olá!
O trecho retirado de Quincas Borba fala sobre a reflexão de Rubião às oito da manhã ao olhar para a enseada a sua frente. Este pensava sobre como as coisas mudaram com o passar do tempo, visto que antes era professor e agora é um capitalista que, ao ver as coisas a sua volta, tem uma sensação de propriedade.
No primeiro parágrafo, o verbo "cuidar" é utilizado da mesma forma que na frase "Por ser inconsequente, não cuidava ser o projeto tão árduo.", visto que neste contexto o verbo tem sentido de "achar" ou "julgar". Logo, a alternativa correta é a letra A.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás