18Sobre a conjunção "mas", empregada no trecho "Poderosa, mas falível" (L. 08), só NAO é correto afirmar:A Poderia ser substituída pela locução "se bem que".B Estabelece uma relação de sentido semelhante à do conectivo "todavia".C Subordina dois adjetivos, pressupondo uma relação de causa e consequência.D Liga dois adjetivos, compondo com eles uma frase nominal.E Está adequada ao contexto, tendo em vista a oposição semântica que ele apresenta.
Anexos:
Respostas
respondido por:
0
a letra D é a errada
respondido por:
8
Olá!
O texto fala sobre um experimento realizado pela rádio CBN, em que dois repórteres de idade e roupas parecidas, porém um negro e outro branco, avaliaram como seriam atendidos em algumas lojas cariocas. O que foi constatado é que o branco recebeu muito mais atenção do que o negro, que quando foi atendido, recebeu uma assistência carregada de preconceitos.
No texto apresentado, a conjunção "mas" utilizada no trecho “Poderosa, mas falível”, não pressupõe uma relação de causa ao subordinar dois adjetivos, mas sim uma relação de oposição. Desta forma a alternativa incorreta é a letra C.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás