Respostas
Ao chegar a Terra, a radiação solar interagirá a princípio com atmosfera e todos os seus compostos, a radiação irá atravessar as camadas e subcamadas atmosféricas e sofrerá processos de atenuação. Tais processos de atenuação são três: 1. Espalhamento pelas partículas da atmosfera ou difusão; 2. Absorção seletiva; 3. Processo de absorção e reflexão pelas nuvens.
*O espalhamento de partículas ou difusão é o espalhamento do raio solar ocasionado pelos diversos compostos gasosos ou de micropartículas sólidas ou líquidas que estão em suspensão na atmosfera, dependendo das características desses elementos, e do tipo de onda emitida pelo Sol que é atenuada pelo processo de espalhamento ou difusão, pode-se ter maior abundância de certas cores de luz na porção visível do espectro solar, por exemplo, a luz azul é mais espalhada do que a cor vermelha, por isso o aspecto dominante da cor azul no céu.
*A absorção seletiva é realizada por alguns elementos que formam a atmosfera, os principais e mais significativos absorvedores de energia são o oxigênio, gás carbônico, ozônio e o vapor d?água. Tais elementos podem absorver ou não mais de um tipo de onda de energia que é irradiada pelo Sol, o ozônio, por exemplo, tem um papel importante dentro da dinâmica atmosférica, pois se concentra na estratosfera formando a camada de ozônio, esta camada tem importância vital para os seres vivos, pois absorve os raios ultravioletas que são nocivos a saúde humana.
*As nuvens dependendo da sua espessura, natureza e altitude podem atenuar a radiação solar advinda do Sol através da absorção ou pela reflexão. Em geral, as nuvens absorvem pouca energia, porém pode refletir até 90% dos raios solares, este fenômeno é comum em dias de grande nebulosidade em que o balanço de radiação solar que chega a superfície terrestre sofre redução considerável.