Leia o pequeno trecho retirado do poema “Aqui, na areia”, de Alda do Espírito Santo, poeta
africana de São Tomé:
(...) Eu queria ver à volta de mim,
(...) uma legião de cabecinhas pequenas,
à roda de mim,
num vôo magistral em torno do mundo
desenhando na areia
a senda de todos os destinos
pintando na grande tela da vida
uma história bela.
1. Qual relação pode ser feita entre o texto da poeta Alda do Espírito Santo e o conteúdo desta
aula? Diga em que parte do texto da poetisa você pode enxergar elementos estudados por você.
2. Em que parte da poesia se vê que as histórias orais representam uma tradição que buscavam
transmitir princípios e valores da vida africana de geração para geração?
Respostas
Bom dia,
1. Qual relação pode ser feita entre o texto da poeta Alda do Espírito Santo e o conteúdo desta aula? Diga em que parte do texto da poetisa você pode enxergar elementos estudados por você.
Nessa pergunta, é necessário saber o que o professor trabalhou em sala de aula. Possivelmente se o professor estiver trabalhando com cultura, a resposta será o papel da mulher na educação, se estiver trabalhando com artes, talvez fale dos elementos naturais trabalhados durante o texto e faça uma relação com o mesmo. Outro ponto que podemos falar é sobre as histórias de roda, histórias orais, contação de histórias como uma tradição cultural.
2. Em que parte da poesia se vê que as histórias orais representam uma tradição que buscavam transmitir princípios e valores da vida africana de geração para geração?
Podemos dizer que a parte do texto que representa isso está no seguinte trecho “(...) Eu queria ver à volta de mim. (...) uma legião de cabecinhas pequenas, à roda de mim”. Quando a autora cita que queria ver cabecinhas pequenas sentadas ao seu redor, entendemos como crianças, e ao redor, nos remete a “hora da história” tradicionalmente trabalhada em muitas culturas. Vemos essa transmissão de valores entre gerações, justamente pelo texto trazer a ideia de que ela mais velha, estaria sentada no meio da roda, contando suas experiências e histórias para crianças.
Resposta:
1- A aula girou em torno de se compreender a importância do
saber cultural transmitido. No poema acima, podemos ver um adulto rodeado por criança, contando histórias e essa reproduzindo em desenhos as histórias ouvidas. O mais interessante nesta reprodução é que as histórias ouvidas retratam e influenciam a própria vida, os destinos.
2- a parte da poesia em que encontramos referências sobre a transmissão de princípios e valores da vida africana na tradição oral é:(...) uma legião de cabecinhas pequenas,à roda de mim, num vôo magistral em torno do mundo desenhando na areia a senda de todos os destinos pintando na grande tela da vida uma história bela.