• Matéria: Contabilidade
  • Autor: kekiskkk5118
  • Perguntado 7 anos atrás

A empresa Delta Ltda está precisando ampliar o seu depósito de mercadorias para isso terá que gastar cerca de R$ 500 mil na ampliação do seu depósito. Discorra sobre quais elementos que a empresa deverá levar em consideração ao decidir se utilizará capital próprio ou de terceiros para a referida obra?

Respostas

respondido por: consultorgeral
3

Resposta: Excelente questão, que merece uma análise responsável. Para que a empresa Delta decida sobre qual modalidade de capital irá escolher para a realização da obra, primeiramente deverá saber qual o “custo” de capital Próprio da empresa, ou seja, o retorno que deve ser obrigatoriamente “devolvido” aos sócios/acionistas/investidores que geralmente financiam a empresa em sua abertura ou em eventuais aportes financeiros. Desta forma, a empresa Delta precisará: (1)demonstrar com clareza e transparência aos acionistas a necessidade da utilização do capital; (2)avaliar a predisposição ao risco; (3)ser flexível a ouvir opiniões dos investidores(se forem externos), o que poderá afetar os rumos do empreendimento quando pessoas “de fora” passam a ter influência na empresa; (4)avaliar o planejamento financeiro irá suportar quitar este aporte com estes investidores e quando o aporte será quitado(prazo) e com qual remuneração(juros); (5)constatar que a empresa é rentável o suficiente para arcar com este compromisso.

Em um segundo momento, em se tratando de capital de Terceiros, a empresa Delta deverá verificar as condições momentâneas desta opção, ou seja: (1)taxa de juros; (2)inflação; (3)avais ou garantias exigidos; (4)possibilidade de comprometimento do patrimônio dos sócios; (5)risco de se tornar inadimplente devido ao comprometimento mensal de receitas(parcelas do empréstimo). Desta forma a aquisição de capital de Terceiros(bancos) seria indicada em situações nas quais a empresa poderá se beneficiar de condições atraentes e favoráveis ao endividamento, para assim proporcionar a sua expansão de forma mais rápida, o que “em tese” não ocorreria se fossem considerados os recursos apenas originados do caixa atual da empresa. Um alerta nesta opção, remete a uma eventual necessidade de aumento no faturamento mensal para poder compensar as parcelas mensais do empréstimo + taxa de juros contratado.

Na minha avaliação, a opção pela contratação de capital de Terceiros aparenta ser mais “viável” para a empresa Delta, haja vista tal capital possibilitar a conclusão das obras em um prazo menor, extrapolando inclusive os saldos que o caixa próprio permitiria. Seguindo um cronograma e um devido planejamento financeiro para se utilizar racionalmente este capital de Terceiros, as perspectivas de lucros resultantes(ou melhores resultados) apontam que de fato seriam mais efetivas em relação à utilização da estrutura de capital Próprio.

Outro fator que colabora com esta opinião, reflete na possibilidade de se mensurar os valores mensais a serem pagos (previsão), graças ao planejamento financeiro e o cronograma. Assim o orçamento da obra será mais preciso e mais assertivo; além da questão “interpessoal” envolvendo a empresa e os acionistas/sócios/investidores, pois obtendo-se um capital de Terceiros(bancos), haverá necessariamente um poder maior de decisão sobre os recursos contratados, pois os Bancos não tem a prerrogativa de interferir na forma como a empresa utilizará o capital, mas se fossem recursos de capital Próprio, as decisões poderiam ficar “engessadas” ou sujeitas a conflitos ideológicos entre os sócios/acionistas/investidores.

Perguntas similares