Respostas
1. Remédios para varizes do esôfago
Os remédios para varizes esofágicas mais utilizados incluem:
Remédios beta-bloqueadores, como Popranolol ou Nadolol, que reduzem a frequência cardíaca e, consequentemente, diminuem a pressão dentro das varizes;
Remédios vasodilatadores esplênicos, como Vasopressina ou Somatostatina, que diminuem drasticamente a pressão dentro das varizes, sendo, por isso, mais utilizados em situações de hemorragia.
Estes remédios são utilizados para diminuir o risco de sangramentos em varizes grandes e, por isso, não curam as varizes esofágicas. Assim, o médico pode ainda recomendar utilizar um dos outros tipos de tratamento para eliminar as varizes.
2. Endoscopia para varizes do esôfago
A endoscopia para varizes esofágicas, além de ajudar no diagnóstico, serve também para retirar as varizes através da colocação de uma ligadura elástica em volta da varize para coagular o sangue no local e provocar a queda da varize.
Normalmente, além deste tratamento o paciente também precisa tomar remédios para diminuir a pressão nas varizes e evitar que voltem a surgir.
3. Cirurgia para varizes do esôfago
A cirurgia para varizes no esôfago é utilizada principalmente nos casos mais graves, em que não é possível controlar a pressão dentro das varizes apenas com medicação, e seve para tratar o problema no fígado ou para fazer um transplante hepático, caso seja necessário.
O objetivo principal no tratamento de varizes esofágicas é aquele de prevenir hemorragias. O sangramento de varizes esofágicas é potencialmente letal.
Se ocorre um sangramento, existem vários tratamentos disponíveis para tentar parar o sangramento.
O tratamento para reduzir a pressão arterial do sangue na veia pode reduzir o risco de sangramento de varizes esofágicas.