Respostas
São animais que apresentam o corpo coberto de penas, fundamentais ao voo, ao isolamento térmico – são os primeiros endotérmicos – e à proteção contra o des-secamento. São exemplos as galinhas domésticas, os patos, as emas, os tucanos, os gaviões, os pinguins, as corujas, os papagaios, etc. As aves descendem dos répteis e apresentam características muito comuns a eles, como:
• pele seca, queratinizada, sem glândulas, exceto a glândula uropigiana, situada na base da cauda e que secreta uma substância oleosa destina da a impermeabilizar penas e bico;
• ovo amniótico com casca e fecundação interna;
• excreção de ácido úrico – uricotélicos;
• patas com escamas córneas reptilianas.
Aves são um grupo ou de seres vivos vertebrados endotérmicos caracterizado pela presença de penas, um bico sem dentes, oviparidade de casca rígida, elevado metabolismo, um coração com quatro câmaras e um esqueleto pneumático resistente e leve. São os únicos representantes atuais do clado Dinosauria.
As aves estão presentes em todas as regiões do mundo e variam significativamente de tamanho, desde os 5 cm do colibri até aos 2,75 m da avestruz. São a classe de tetrápodes com o maior número de espécies vivas, aproximadamente dez mil, das quais mais de metade são passeriformes. As aves apresentam asas, que são mais ou menos desenvolvidas dependendo da espécie. Os únicos grupos conhecidos sem asas são as moas e as aves-elefante, ambos extintos. As asas, que evoluíram a partir dos membros anteriores, oferecem às aves a capacidade de voar, embora a especiação tenha produzido aves não voadoras, como as avestruzes, pinguins e diversas aves endémicas insulares. Os sistemas digestivo e respiratório das aves estão adaptados ao voo. Algumas espécies de aves que habitam em ecossistemas aquáticos, como os pinguins ou a família dos patos, desenvolveram a capacidade de nadar.
Algumas aves, especialmente os corvos e os papagaios, estão entre os animais mais inteligentes do planeta. Algumas espécies constroem e usam ferramentas e passam o conhecimento entre gerações. Muitas espécies realizam migrações ao longo de grandes distâncias. As aves são animais sociais que comunicam entre si com sinais visuais, chamamentos e cantos, e realizam atividades comunitárias como procriação e caça cooperativa, voo em bando e grupos de defesa contra predadores. A grande maioria das espécies de aves são monogâmicas, geralmente durante uma época de acasalamento e por vezes durante vários anos, mas raramente durante toda a vida. Outras espécies são polígamas ou, mais raramente, poliândricas.