Respostas
Região Nordeste
Não dá pra falar em São João e não falar do Nordeste. Caruaru e Campina Grande disputam o título de maior São João do mundo, mas quem ganha mesmo é quem participa das festas. É uma verdadeira onda de alegria, ritmos e sabores que encantam pessoas de todos os lugares do mundo. O ritmo principal é o forró e as comidas típicas são de dar água na boca: canjica (que o resto do Brasil chama de cural), milho, mungunzá, milho, pipoca, bolo de milho e muitas outras delícias.
Região Norte
Na região Norte, a festa junina divide espaço com o boi bumbá, que vive o seu ápice no festival de Parintins, que acontece no final de junho. No Pará, o ritmo que reina é o carimbó e as tradicionais quadrilhas. Nas festas do Norte, você encontra delícias como bolo de macaxeira, cuscuz, munguzá, vatapá, tacacá, pudim, churrasco e doces feitos à base de frutas da região amazônica.
Região Centro-Oeste
Além do sertanejo, ritmo presente em quase todas as festas, o centro-oeste também traz o cururu, dança comum no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde os violeiros se desafiam com rimas em uma roda dançante. Os pratos típicos são os de milho, como pamonha, curau e canjica, além de arroz de carreteiro e galinhada e muitos outros.
Região Sudeste
Na região sudeste, temos um grande número de quermesses organizadas por igrejas, escolas e várias instituições. O ritmo é o que predomina nas outras regiões, como o sertanejo e o forró. Além das comidas típicas como milho, pipoca, canjica, também não pode faltar o cachorro quente e o tradicional quentão.
Região Sul
No friozinho do Sul, as tradicionais fogueira são a estrela da festa. As festas juninas também contam com trajes de peão e danças como vanerão. As comidas típicas são pamonha, curau, arroz doce, milho cozido, paçoquinha, canjica, pipoca, amendoim, além dos tradicionais quentão, chimarrão e vinho quente.
A festa junina é uma tradição folclórica que acontece em todo o Brasil, onde cada região tem suas peculiaridades. Na música não é diferente, no Nordeste temos o forró, No Norte o carimbó, No Centro-Oeste a polca, No Sudeste o sertanejo e no Sul o vaneirão.
A festa junina em cada região do país
- No Nordeste, a música mais tocada é o forró pé de serra, ritmo original do Nordeste. Nas cidades nordestinas de Caruaru e Campina Grande, acontecem as maiores festas juninas do país, com direito a trio elétrico e grandes shows.
- No Norte, existe uma dança típica chamada carimbó, que mistura elementos típicos de vários povos, como portugueses, índios e negros. Em alguns lugares da região Norte, ocorre nesse período a festa do Boi-Bumbá.
- No Centro-Oeste, além das músicas típicas de festa junina, há um ritmo conhecido como polca, uma dança de origem Austro-hungara.
- No Sudeste, a festa é conhecida como arraial, e além das tradicionais músicas juninas, toca muito sertanejo.
- No Sul, a tradição gaúcha é lembrada também durante as festas juninas, onde é tocado o vaneirão e o xote gaúcho.
Conheça mais sobre músicas folclóricas: https://brainly.com.br/tarefa/17963736
#SPJ2