(UFPR) Uma tarefa de rotina em depósitos de combustíveis consiste em retirar uma amostra de líquido dos tanques e colocar em provetas para análise. Ao inspecionar o conteúdo de um dos tanques de um certo depósito, observou-se na parte inferior da proveta uma coluna de 20 cm de altura de água e, flutuando sobre ela, uma coluna com 80 cm de altura de óleo. Considerando a densidade da água igual a 1,00 g/cm3, a do óleo igual a 0,80 g/cm, a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e a pressão atmosférica igual a 1,01 x 10^5 Pa, a pressão no fundo desse tubo é ?
Respostas
respondido por:
34
Espero ter ajudado...
Anexos:
respondido por:
46
Olá!
Vamos a lembrar que um fluido pesa e exerce pressão nas paredes, na superfície e no fundo do recipiente que o contém e é chamada de pressão hidrostática.
Esta pressão depende da densidade do líquido em questão e da altura do líquido com referência ao ponto a partir do qual é medido, e como o recipente esta aberto temos que a pressão atmosférica também vai a influênciar.
Ela é calculada pela seguinte expressão:
Onde:
1- ρ, densidade do líquido :
- ρa, densidade da água = 1,00 g/cm³ = 1.000 Kg/m³
- ρo, densidade do óleo = 0,80 g/cm³ = 800 kg/m³
2- h, altura do fluido :
- ha = altura da água = 20 cm = 0,2 m
- ho = altura do óleo = 80 cm = 0,8 m
3- g, aceleração da gravidade = 10 m/s²
4- Pa, pressão atmosférica = 1,01 * 10⁵ Pa
Agora como temos dois fluidos diferentes temos que calcular a pressão para cada um, somando a pressão atmosférica também, asim temos que, a pressão hidróstatica no fundo do tubo é:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás