• Matéria: História
  • Autor: matheusthepurge
  • Perguntado 7 anos atrás

Eu tenho acabei de fazer um fichamento para a escola e quero saber se ele está dentro do formato ou modelo correto para esse tipo de texto:


A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2.000 a.C. Formou-se da junção de povos nômades de origem indo-europeia: aqueus, jônios, eólios e dórios. Esses povos uniam-se através de uma cultura comum, com mesmos costumes, mesmas crenças e uma mesma língua, e se reconheciam como helenos.
Quando os Dórios invadiram a Grécia, levaram os gregos a fugirem para ilhas vizinhas ou para o interior (1ª diáspora), e assim se iniciou o período Homérico (1150 a.C. – 800 a.C.), que foi marcado pela valorização da coragem na guerra, a autoridade nas mãos do mais velho (Pater), e o cultivo coletivo da terra.
Com o crescimento da população e o consequente aumento do consumo de alimento, houve a necessidade de terras mais férteis para aumentar a produção, o que causou várias disputas que acabaram por romper o cultivo coletivo.
As cidades-estado (chamadas de pólis) eram as mais importantes da Grécia, eram caracterizadas por serem centros comerciais, econômicos e políticos. As duas pólis mais importantes da Grécia foram Esparta e Atenas.
Esparta tinha como principal característica o militarismo. Os meninos desde pequenos passavam a pertencer ao Estado e eram educados para a guerra, e serviam ao exército até os 60 anos.
Atenas foi a primeira unidade política a se tornar uma Democracia, antes disso ela já tinha sido uma monarquia, oligarquia e tirania. Ela se caracterizava principalmente pela busca dos atenienses pelo conhecimento e sua organização política. Foi onde muitos conceitos e ideias surgiram.
Por volta dos séculos VII a.C. e V a.C. acontecem várias migrações de povos gregos a vários pontos do Mar Mediterrâneo, devido ao grande aumento populacional, dos conflitos internos e da escassez de alimento.
A arte era centrada no homem, ou seja, era antropocêntrica, e entre os tipos de arte praticados pelos gregos estão esculturas (principais nomes: Fídias, Míron e Praxíteles), teatro (Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes) e poesia (Homero, Hesíodo, Heródoto e Tucídides).
A Grécia contribuiu muito, também, com sua filosofia, e até hoje são renomados os filósofos gregos Pitágoras, Sócrates, Platão e Aristóteles.
Concluindo, a Grécia fez importantes contribuições ao campo da arte, literatura e filosofia, suas colônias se estenderam até o Mar Negro, norte da África e sul da Itália e França, mas a rivalidade princialmente entre Atenas e Esparta, acabou por enfraquecer a civilização, permitindo sua conquista em 338 a.C por Filipe da Macedônia, pai de Alexandre, O Grande, que difundiu largamente a civilização helênica.

Respostas

respondido por: aluna23575
9
eu achei que ficou ótimo

aluna23575: de nada
Perguntas similares