Respostas
A Guerra do Peloponeso foi um conflito que opôs dois grupos de cidades-Estado gregas, um liderado por Atenas e o outro, por Esparta. Esta guerra de gregos contra gregos representou o fim da democracia ateniense e o início do declínio da civilização grega, pois o enfraquecimento decorrente do conflito resultou no domínio macedônico um século depois.
A guerra teve origem na aliança realizada pelas cidades-Estado gregas com o objetivo de enfrentar os persas durante as Guerras Médicas, no século V a.C. Após a expulsão dos persas, Atenas se impôs com seu poderio militar às demais pólis.
O Império Macedônico acabou sendo considerado um dos grandes impérios da Antiguidade. As expansões conquistadas por Alexandre Magno fizeram com que as fronteiras ultrapassassem a Grécia e chegassem à Índia. Com o sucesso no Império Macedônico, houve mais fusão cultural entre elementos do Ocidente e Oriente.
O norte da Grécia agrupou vários povos que tinham origem comum ao povo grego. Assim, os macedônicos conquistaram o poder e centralizaram suas decisões. Já na Grécia, a cidade estado era o principal espaço de decisão política. O rei Felipe II foi um dos que mais observou que a guerra dentro da Grécia acabava gerando fortes impactos políticos e até mesmo o enfraquecimento da região.