O indianismo de nossos poetas românticos é:
a) uma forma de apresentar o índio em toda a sua realidade objetiva; o índio como elemento étnico da futura raça brasileira.
b) um meio de reconstruir o grave perigo que o índio representava durante a instalação da capitania de São Vicente.
c) um modelo francês seguido no Brasil; uma necessidade de exotismo que em nada difere do modelo europeu.
d) um meio de eternizar liricamente a aceitação, pelo índio, da nova civilização que se instalava.
e) uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.
Respostas
b) O índio era exaltado.
c) Difere sim.
d) Não era esse o objetivo.
e) Correto.
Resposta:
e) uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.
O indianismo dos poetas românticos brasileiros pode ser caracterizado como o que está apontado na letra E) uma forma de apresentar o índio como motivo estético; idealização com simpatia e piedade; exaltação da bravura, do heroísmo e de todas as qualidades morais superiores.
Algumas características do romantismo indianista são: nacionalismo, estética nativista e valorização da natureza, bem como o engrandecimento da imagem do índio, que representaria o amor à terra.
No Brasil Império, mesmo que os indígenas passassem a ser reconhecidos pelos colonos como fazendo parte da formação da nação brasileira, o respeito por seus aspectos singulares e e por seus direitos não existiu. Os colonos passaram a olhar para os indígenas de maneira romantizada, inclusive no movimento artístico vigente na época, onde havia a retratação dos indígenas como se fossem seres fracos e inocentes.
O movimento em questão no período era o Romantismo, que retratava os indígenas como "heróis nacionais".
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/14338605