• Matéria: Português
  • Autor: FDsantos12
  • Perguntado 7 anos atrás

A carta aberta o líder indígena narra o mito da origem dos mundurukus .
A)oq diz esse mito?
B) conclua :o mito da origem mundurukus se choca com que é mostrado no quadro de Meirelles? por quê ?

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
149

Olá!

a) Os mundukurus, também chamados de munducurus, são um povo indígena do Brasil que habitam áreas do sudoeste do estado Pará, o leste do estado do Amazonas e o oeste do estado do Mato Grosso. Sua população atual é de cerca de 12 mil pessoas distribuídas em 30 aldeias.

Segundo o mito de origem, Karosakaybo (líder indígena) criou os Munduruku na aldeia Wakopadi, localizada nos campos centrais, nas proximidades do rio Krepori. O primeiro contato desse povo com os colonizadores aconteceu no final do século XVIII.

b) Sim. Existe um choque entre o mito da origem dos mundukurus e o quadro de Meirelles. Pois o quadro retrata brancos e índios vivendo juntos e dividindo de maneira pacífica o espaço. Mas o conta fala que os índios expulsaram os brancos da floresta, devido a ganância dos brancos.

Espero ter ajudado, bons estudos!

respondido por: penanteisabela
1

Resposta:

a)Segundo o mito de origem, Karosakaybo (líder indígena) criou os Munduruku na aldeia Wakopadi, localizada nos campos centrais, nas proximidades do rio Krepori. O primeiro contato desse povo com os colonizadores aconteceu no final do século XVIII.

b) Sim. Existe um choque entre o mito da origem dos mundukurus e o quadro de Meirelles. Pois o quadro retrata brancos e índios vivendo juntos e dividindo de maneira pacífica o espaço. Mas o conta fala que os índios expulsaram os brancos da floresta, devido a ganância dos brancos.

Explicação:

Perguntas similares