Os suplementos alimentares passaram a contar com uma regulamentação específica. A Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa aprovou no dia 17/7/18, um novo marco regulatório para estes produtos, que podem conter em sua composição diferentes nutrientes, substâncias bioativas, enzimas e probióticos. As empresas terão cinco anos para adequarem os produtos que já estão no mercado à nova norma. Somente após a publicação das novas normas no Diário Oficial da União é que será concretizada a mudança proposta e começará a contagem do prazo. Segundo a Anvisa:
Alternativa 1: Os suplementos alimentares que foram produzidos no ano de 2000 até o momento já deverão ser comercializados de acordo com as novas regras.
Alternativa 2: Os suplementos alimentares novos já deverão ser comercializados de acordo com as novas regras.
Alternativa 3: Os suplementos alimentares que foram produzidos no ano de 2016 até o momento já deverão ser comercializados de acordo com as novas regras. Alternativa 4: Os suplementos alimentares com apenas proteína de origem vegetal não precisarão ser comercializados de acordo com as novas regras. Alternativa 5: Os suplementos alimentares com apenas proteína de origem animal não precisarão ser comercializados de acordo com as novas regras.
Respostas
Olá! A questão trata mais acerca da interpretação do texto em si. Vamos julgar os itens a seguir :
Alternativa 1: Os suplementos alimentares que foram produzidos no ano de 2000 até o momento já deverão ser comercializados de acordo com as novas regras. - Incorreta, terão 5 anos para se adequarem as novas regras a partir de sua aprovação.
Alternativa 2: Os suplementos alimentares novos já deverão ser comercializados de acordo com as novas regras. - Correta, os suplementos alimentares que forem criados a partir de agora deverão estar de acordo com as novas regras. O prazo de 5 anos aplica-se apenas aos suplementos que já existiam em comercialização.
Alternativa 3: Os suplementos alimentares que foram produzidos no ano de 2016 até o momento já deverão ser comercializados de acordo com as novas regras. - Incorreta, o prazo é de 5 anos.
Alternativa 4: Os suplementos alimentares com apenas proteína de origem vegetal não precisarão ser comercializados de acordo com as novas regras. - Incorreta, o texto não diz nada acerca da origem dos suplementos.
Alternativa 5: Os suplementos alimentares com apenas proteína de origem animal não precisarão ser comercializados de acordo com as novas regras. - Incorreta, mesma justificativa da alternativa 4.
Portanto, podemos afirmar que a alternativa 2 é a correta.