De acordo com as orientações do Ministério da Educação "As crianças com deficiências múltiplas podem necessitar de mais tempo para adquirir mecanismos de adaptação às novas situações, mas com uma boa mediação de professores e pais poderão criar estratégias de ação e pensamento; assim, poderão autorregular com ajuda seu comportamento e desenvolver a autonomia pessoal, social e intelectual" (BRASIL, 2006, p. 21).
Fonte: BRASIL, Saberes e Práticas da Inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização – surdocegueira/múltipla deficiência sensorial. MEC/SEESP, 2006.
Escolha a alternativa que condiz com o paradigma de inclusão escolar de alunos com deficiência múltipla, conforme orientações do MEC.
Alternativas:
a)
O professor precisa desenvolver um currículo especial para alunos com deficiência múltipla, o qual deve ir além de ajustes nos objetivos, incluindo novos conteúdos e atividades exclusivas à capacidade do aluno.
b)
Os alunos com deficiência múltipla se desenvolvem ou aprendem espontaneamente como as demais crianças, sendo assim, não há necessidade de estimulação precoce para o desenvolvimento e aprendizagem desses alunos.
c)
O professor de uma criança com deficiência múltipla precisa estar ciente das dificuldades e limitações da criança, pois em algumas associações de deficiência ela pode não se beneficiar da classe regular, mas sim do atendimento educacional especializado (AEE).
d)
As escolas que têm obtido êxito no processo de inclusão de alunos com deficiência múltipla, adotam como compromisso, o respeito à diversidade e diferenças individuais, a adaptação do currículo e a modificação dos recursos metodológicos e do meio.
e)
O impacto que a deficiência múltipla causa na vida da pessoa é tão intenso que pouco importa a idade em que esta é acometida pela deficiência, as características e comprometimentos são os mesmos.
Respostas
Olá!
A alternativa C está correta.
Bem, o Atendimento Educacional Especializado (AEE), busca a integração dos processos estudantis para os alunos com deficiências múltiplas, os diferenciando dos demais não na proposta educacional mas sim na forma como a didática será aplicada.
Por isso, a formação de profissionais especializados na área da pedagogia inclusiva, devem seguir a pedagogia acompanhada, para que saibam enfrentar as adversidades ao longo da construção e transmissão do conhecimento para esses alunos especiais.
Até mais!
Resposta:
A RESPOSTA CORRETA é a D
As escolas que têm obtido êxito no processo de inclusão de alunos com deficiência múltipla, adotam como compromisso, o respeito à diversidade e diferenças individuais, a adaptação do currículo e a modificação dos recursos metodológicos e do meio.
Explicação: