O primeiro carnaval institucionalizado do Estado Novo teve como vencedora a Estácio de Sá (Escola de Samba), que, cumprindo as regras estabelecidas pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), trouxe para as ruas um enredo de fundo histórico e nacional, repleto de referências aos heróis da monarquia brasileira. Entendido como mais uma exigência a ser cumprida para vencer a competição anual — como harmonia, adereços, bateria, etc. — aparecia o novo quesito do conhecimento histórico." CUNHA, Maria Clementina Pereira. Folcloristas e historiadores no Brasil: pontos para um debate In: Projeto História. São Paulo, (16), fev. 1998, p. 176. Considerando o fragmento e o que você estudou sobre a Era Vargas, é correto afirmar que: A em meio à ditadura do Estado Novo, o DIP interferia nas produções culturais — até no Carnaval —, indicando o que era valorizado pelo governo e censurando o que não lhe agradava. B o fragmento deixa claro que as escolas de samba tinham liberdade para definir seu enredo e só precisavam se preocupar com quesitos tipicamente carnavalescos: harmonia, adereços e bateria. C segundo o fragmento, o DIP foi criado apenas para organizar os desfiles de carnaval no Rio de Janeiro. D todo o período em que Vargas ficou no poder no Brasil pode ser caracterizado como uma ditadura. Não houve nenhum período democrático em seu governo.
Respostas
respondido por:
30
Alternativa A, pois o Dip interferia diretamente nas produções públicas do país, na intenção de definir a imagem de Vargas no governo
respondido por:
1
Resposta:
A - Em meio à ditadura do Estado Novo, o DIP interferia nas produções culturais — até no Carnaval —, indicando o que era valorizado pelo governo e censurando o que não lhe agradava.
Explicação:
O fragmento descreve claramente como o DIP interferia até mesmo no enredo das escolas de samba. Ou seja, ele zelava para que as produções fossem alinhadas com as ideias do governo e censurava as que destoavam dessa orientação.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás