Segundo descartes, uma ideia é evidente quando: a) não há mais dúvida sobre o processo de construção da ideia ? b) não pode ser demonstrada com clareza, apesar da sua objetividade ? c) apresenta-se de forma clara e distinta através dos sentidos ? d) apresenta-se com tamanho grau de clareza e distinção ao intelecto ? e) é determinante no processo de conhecimento ?
Respostas
A alternativa A é falsa, pois é necessário que não haja dúvidas a respeito da validade da ideia, não necessariamente do seu processo de construção.
A alternativa B é falsa, pois as ideias verdadeiras sempre podem ser demonstradas com clareza.
A alternativa C é falsa, pois as ideias verdadeiras se apresentam de forma clara e distinta através do intelecto, não dos sentidos (que Descartes afirma como enganadores).
A alternativa D é verdadeira, pois é a "clareza e distinção" que Descartes elenca como características das ideias evidentes.
A alternativa E é falsa, pois a evidência da ideia não se relaciona com a sua função no desenvolvimento das verdades.
Resposta:
Regra da evidência – O primeiro era o de jamais acolher alguma coisa como verdadeira que eu não conhecesse evidentemente como tal; isto é, de evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção, e de nada incluir em meus juízos que não se apresentasse tão clara e tão distintamente a meu espírito, que eu não tivesse nenhuma ocasião de pô-lo em dúvida.
Regra da análise – O segundo, o de dividir cada uma das dificuldades que eu examinasse em tantas parcelas quantas possíveis e quantas necessárias fossem para melhor resolvê-las.
Regra da síntese – O terceiro, o de conduzir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir, pouco a pouco, como por degraus, até o conhecimento dos mais compostos, e supondo mesmo uma ordem entre os que não se precedem naturalmente uns aos outros.
Regra da enumeração – O quarto, fazer em toda parte enumerações tão completas e revisões tão gerais, que eu tivesse a certeza de nada omitir.
Explicação: