quais são os níveis da escrita conforme a psicogênese da língua escrita e a importância do professor conhece-las?? responde rapidoooo :)
Respostas
Segundo a teoria da psicogênese que trabalha a alfabetização escrita, ela é dividida em pré-silábica, silábica, silábica alfabética, alfabética e ortográfica.
A fase pré-silábica envolve a escrita como comunicação pictórica, isto é, a base de desenhos, rabiscos e ilustrações. A criança não tem noção do que está sendo escrito, mas tem noção de comunicação, mesmo que as frases não tenham sentido completo.
A fase silábica envolve a escrita como elemento da fala, no momento em que se usa as letras para a representação de algum fonema. Ainda nessa fase, devido à incompreensão de outra pessoa ao ler o que foi escrito, há uma crise comunicativa.
A fase silábica alfabética é o surgimento da compreensão escrita e sonora do que é comunicado, em que grande parte das frases e letras são completas.
A fase alfabética é a fase em que o indivíduo está melhor desenvolvido quanto à representação gráfica (letras) e sonora (fonemas), passando a compreender a estrutura gramatical da frase, mas de modo impreciso. Ainda nessa fase existem algumas dificuldades ao interpretar vogais, por exemplo.
A fase ortográfica é o estágio final do processo de psicogênese, pois o indivíduo está ciente não só do que ele comunica, mas também de que modo ele comunica. Isto é, passa a ter noção da diferenciação de sons e representações gráficas.
A importância do docente de estar ciente sobre estas fases é o acompanhamento evolutivo do aparato léxico do aluno. Nesse período é possível identificar afecções de aprendizagem quanto ao som, à escrita e à fala.