Respostas
dministrar estrategicamente é um processo contínuo e interativo que visa manter a organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente. No ambiente atual de concorrência, não é mais suficiente gerenciar a empresa como um objeto específico; é preciso gerenciar o negócio da empresa, envolvendo fatores, influências, recursos e variáveis externas e internas, buscando competitividade. Com o planejamento estratégico, não se pretende adivinhar o futuro. O intuito é traçar objetivos futuros viáveis e propor ações para alcançá-los. Entre os benefícios de se ter um plano estratégico, pode-se citar: Visão de conjunto - cria um consenso natural entre os líderes empresarias sobre o que é importante; Direção única para todos - alinha os esforços de todos para o atingimento de objetivos comuns; Agiliza e fundamenta a tomada de decisão; Alicerça o orçamento da organização - otimiza a aplicação dos recursos humanos e financeiros; Aprofunda o conhecimento sobre a organização, mercado/clientes, concorrentes, parceiros e fornecedores; Melhor capacidade de adaptação - facilita a restruturação organizacional frente às mudanças do ambiente; Reforça a motivação; e Melhora o controle.
Objetivos
a. Capacidade de elaboração do plano estratégico do negócio;
b. Capacidade de estruturação da administração estratégica nas organizações;
c. Discernimento dos diversos conceitos inerentes ao estudo de estratégia, com ênfase na discussão de estratégias de produção.
Programa
· Evolução do pensamento estratégico
· Conceitos básicos
· Por que planejamento (administração) estratégico?
· Estruturação da condução do PE (Como fazer?)
o Identidade organizacional (Quem somos?)
o Análise do ambiente (Onde estamos?)
o Delineamento das estratégias (Para onde vamos? e Como chegaremos lá?)
· Deficiências no planejamento estratégico e necessidade de coordenação com a operação (Como saber se estamos no caminho?)
· Estudar o papel da produção na estratégia competitiva da empresa, analisando as principais decisões estratégicas da produção a partir dos critérios de competitividade
Método
Serão utilizados diversos instrumentos de aprendizagem, entre os quais se destacam:
· Aulas expositivo-dialogadas;
· Construção e Estudos de casos em grupo;
· Leituras e resenhas críticas individuais;
· Questionários individuais;
· Avaliações individuais.
Avaliação
A avaliação será realizada por meio dos diversos instrumentos de aprendizagem utilizados ao longo da disciplina, como exercícios teóricos e trabalhos práticos aplicados, desdobrados em partes intra e extra-classe, tendo, aproximadamente, a seguinte composição ponderada:
Trabalhos individuais (10% - 40%)
Trabalhos em grupo (10% - 40%)
Prova(s) (20% - 80%)
A nota mínima em cada avaliação é 3,0. Caso o aluno não atinja esta nota numa avaliação estará automaticamente reprovado.
É considerado aprovado o aluno que tiver média igual ou superior a 6 e, obviamente, nenhuma nota inferior a 3. Os alunos que não preencherem este requisito serão submetidos a um exame final. Após o exame, a nota final é calculada como NF = (Média+2×Exame)/3, a qual deverá ser igual ou superior a 6 para aprovação.