• Matéria: Química
  • Autor: nunucostaaaa
  • Perguntado 7 anos atrás

O que são propriedades coligativas
Como ocorre a pressão atmosférica
O que é pressão de vapor?
O que é tomoscopia?
O que é ebulioscopia?
Como funciona a panela de pressão?
Porque se usa sal para derreter a neve?
O que é osmose?
O que é pressão osmótica?
O que é osmose reversa e qual sua aplicação?

Respostas

respondido por: anaohara
0

Propriedades coligativas são propriedades que ocorrem nas soluções quando é adicionado um soluto não volátil (que não se dissolve) e dependem unicamente da quantidade de partículas dispersas.

A pressão atmosférica é a pressão que o ar faz na superfície terrestre, variando de acordo com as altitudes e a temperatura, isto é, quanto maior a altitude, menor a pressão atm e quanto menor a altitude maior a pressão atm; quanto menor a temperatura maior a pressão atm (ar mais denso) e quanto maior a temperatura menor a pressão atm (ar menos denso).

A pressão de vapor é a pressão que o vapor formado na solução exerce no líquido, quando estão em equilíbrio termodinâmico.

A tonoscopia é uma propriedade que acontece quando se adiciona um soluto não volátil num solvente, aumentando a temperatura de ebulição do mesmo, fazendo que ele não evapore tão rápido (ou evapore menos).

Ebulioscopia é uma propriedade que acontece quando se adiciona um soluto não volátil num solvente, aumentando a temperatura de ebulição do mesmo, fazendo que ele demore mais para atingir a T. E, por exemplo água pura vai atingir a T.E mais rápido do que se você adicionar sal na água, pois o ponto de fusão do sal é muito maior que o da água.

A panela de pressão é usada porque ela cozinha os alimentos mais rapidamente já que no seu interior a temperatura pode ultrapassar os 100°C (T.E da água, onde esta deveria virar vapor).

Se joga sal para derreter a neve por causa da crioscopia, a temperatura de fusão do gelo é menor que a da água, isso faz com que a mesma derreta mais rápido.

Osmose é a passagem de solvente de um meio hipotônico para um meio hipertônico, a fim de igualar as duas concentrações (isotonia), é um transporte passivo, ou seja, não há gasto de energia e obedece-se o gradiente de concentração.

Pressão osmótica é a "força" para colocar a água/solvente dentro da célula, ou seja a pressão para colocar a água do meio externo para o meio interno.

Osmose reversa é o contrário da osmose natural, nesse caso o solvente passa do meio hipertônico para o meio hipotônico, de modo que se isola do soluto (uma membrana impede a passagem do soluto), para isso precisa-se de uma pressão osmótica superior que a pressão osmótica natural. É um processo artificial que usam em indústrias, o mais importante uso é a dessalinização, eu acredito, que pode ajudar países que não tem água potável o suficiente para abastecer a população, esse processo é para separar o sal da água do mar da água, transformando-na em água potável.

Perguntas similares