• Matéria: Pedagogia
  • Autor: ingridsantosampcqbla
  • Perguntado 8 anos atrás

É no final do século XIX que a Psicologia ganha um caráter científico, tornando-se independente da Filosofia e por meio das atividades experimentais e teóricas iniciadas no laboratório de Leipzig na Alemanha. Nesse mesmo período histórico, a educação também busca distanciar-se somente das explicações filosóficas e as duas ciências iniciam suas relações. Um dos campos da Psicologia, e que mais tarde se torna um dos núcleos da teoria educativa é a Psicologia da Educação. Ou seja, a Psicologia é uma das ciências em que a Educação recorre para a compreensão do seu principal objetivo, que é o processo educacional de crianças, jovens e adultos (FONTE: FREITAS, M.F.R.L, PINTO, R.O., FERRONATO, R.F. Psicologia da Educação e da Aprendizagem. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 22).

Aos poucos, a Psicologia da Educação vai sendo estruturada. Quanto às suas atribuições, quando do seu surgimento em relação à prática educativa e escolar, analise as alternativas a seguir:

I - Assume trabalhos e pesquisas sobre aprendizagem.

II - Desenvolve a área dos testes mentais e medida do comportamento.

III - Trabalha com a psicologia da criança e a clínica infantil.

Respostas

respondido por: Matheusieti
20

Olá!

As três alternativas estão corretas.

Partindo deste ponto, podemos observar que a psicologia da educação atua como um campo da psicologia que busca compreender, avaliar, analisar e auxiliar o processo de aprendizagem da criança, e, como o espaço escolar funciona como um todo.

Para ser mais exato, as três assertivas retratam bem a atuação do profissional nessa função, onde podemos relacionar o que foi apresentado com a psicologia do desenvolvimento e as estratégias para melhorias no desempenho escolar.

Até mais!


jhonatanellerpd74c0: errado
grajardinsspd76tm: errado, porq
Perguntas similares