ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA RESPOSTA À QUESTÃO DISCURSIVA

- No ícone “Material da Disciplina” foi disponibilizado um formulário padrão para envio da resposta a esta questão. Utilize-o para digitar seu texto;
- No ícone “Material da Disciplina” também foi disponibilizado um arquivo com orientações gerais sobre a questão discursiva, consulte-o antes de elaborar a resposta.
- Caso tenha problemas para baixar o formulário padrão, não se preocupe. Envie a resposta em documento do Word, no qual conste seu nome, R.A. curso e disciplina, com a seguinte formatação: Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento 1,5 entre linhas, alinhamento justificado, normas de citações e referências – normas da ABNT: consulte Material da Disciplina. Evite letra caixa alta e negrito;
- Envie o texto em documento do WORD. NÃO serão aceitas respostas em outros formatos (JPEG, JPG etc.);
- Você deve escrever no mínimo 10 e no máximo 15 linhas. Esse será um dos critérios de avaliação da atividade;
- É possível enviar a resposta a esta questão somente uma vez. Portanto, certifique-se de ter enviado o arquivo correto antes de finalizar o questionário.


TEXTO 1

O que é "Fake News"
(Professor Doutor Diogo Rais, Direito)
Fake News são notícias falsas, mas que aparentam ser verdadeiras.
Não é uma piada [...], mas sim uma mentira revestida de artifícios que lhe conferem aparência de verdade.
Fake news não é uma novidade na sociedade, mas a escala em que pode ser produzida e difundida é que a eleva em nova categoria, poluindo e colocando em xeque todas as demais notícias, afinal, como descobrir a falsidade de uma notícia?
No geral não é tão fácil descobrir uma notícia falsa, pois há a criação de um novo “mercado” com as empresas que produzem e disseminam Fake News constituindo verdadeiras indústrias que "caçam" cliques a qualquer custo, se utilizando de todos os recursos disponíveis para envolver inúmeras pessoas que sequer sabem que estão sendo utilizadas como peça chave dessa difusão.
Infelizmente é muito comum o uso das primeiras vítimas como uma espécie de elo para compor uma corrente difusora das Fake News. Assim, aquelas pessoas que de boa-fé acreditaram estar em contato com uma verdadeira notícia, passam – ainda que sem perceber – a colaborar com a disseminação e difusão dessas notícias falsas.
Mas não é impossível detectá-las e combatê-las, há técnicas e cuidados que colaboram para mudar este cenário, sendo a educação digital uma ferramenta para fortalecer ainda mais a liberdade de expressão e o uso democrático da internet.
Adaptado de: . Acesso em: 19 jul. 2018.

TEXTO 2
Entidade alerta para avanço das fake news sobre vacinas
(Jornal do Brasil)
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alerta para o problema das fake news (notícias falsas) sobre saúde que circulam em redes sociais e aplicativos de mensagens, muitas vezes desencorajando as pessoas a tomar vacinas. Especialista em imunização da entidade, Lely Guzman ressaltou que a Opas está ajudando o governo brasileiro e frisou que a principal medida para impedir a introdução e a disseminação de vírus como o do sarampo é a vacinação. "Especialmente na América Central e do Sul, não há muita influência dos movimentos antivacina, mas as informações falsas são motivo de preocupação. Por isso, a comunicação social, a ampla divulgação de informações com base em evidências, é muito importante." [...]
Disponível em: < http://www.jb.com.br/pais/noticias/2018/07/18/entidade-alerta-para-avanco-das-fake-news-sobre-vacinas/>. Acesso em: 19 jul. 2018.

Respostas

respondido por: makmorales
8

Olá,

Para realizar a atividade discursiva sobre o tem Fake News, considere primeiramente que elas foram um fenômeno que está acontecendo de forma cada vez mais frequente, já que "o clique" está se tornando cada vez mais difícil e desejado, simultaneamente.

A cada dia são produzidas incontáveis notícias sobre todos os assuntos, mas muitos produtores de conteúdo, aproveitando-se do sensacionalismo e extrapolando o limite da ética, divulgam notícias falsas, que despertem medo, raiva e emoções fortes nas pessoas apenas com o intuito de ganhar visitantes e leitores.

Além disso, há aqueles que transformaram as Fake News em um mercado lcom o objetivo de influenciar a opinião do público, seja em relação a uma pessoa, assunto, o que pode causar prejuízos à dignidade das vítimas das Fake News e até mesmo criar problemas de saúde pública, como retratado no texto.

É preciso criar mecanismos de filtragem e, principalmente, de punição àqueles que infringirem dano alheio devido à produção de Fake News, algo que é completamente diferente do jornalismo ético.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares