Uma série de motivos econômicos, políticos e culturais impulsionou a expansão comercial a partir do século XVI, o que resultou no aumento de comercialização de produtos em feiras trazidos de outras regiões como África, Ásia e América. Porém houve o surgimento de outras atividades, assinale a correta.
A as feiras tornaram-se mais inseguras, pois os ladrões sabiam que havia mercadorias novas.
B surge o mercado financeiro, os banqueiros começam a realizar operações, não apenas de troca de dinheiro por mercadoria, como também empréstimos com juros.
C a expansão comercial não altera a vida da população, o contato com outras civilizações só reforçaram o eurocentrismo
D a sociedade não viu surgir nada de novo no período e os produtos eram os produzidos por pequenos grupos familiares.
Respostas
Encontrei.
A partir de tal momento surgiu uma nova atividade proporcionada pelo comércio das feiras: os cambistas, comerciantes que se especializaram na troca de diferentes moedas. Eles exerceram importante papel para o desenvolvimento comercial, pois os bancos e banqueiros surgiram a partir dessa atividade cambista de troca de moedas. Criaram-se novos sistemas de pagamentos, como letras de feira e letras de câmbio.
Com a internacionalização das atividades comerciais que as feiras propiciaram, iniciou-se o desenvolvimento de um novo sistema de administração comercial, que utilizava taxas de juros e métodos matemáticos, como o sistema decimal. Essas inovações levaram a uma racionalização das atividades comerciais e foram fundamentais para o início do sistema capitalista racional: as taxas, os juros, o capital, os bancos e os lucros.