• Matéria: Pedagogia
  • Autor: cidimazur
  • Perguntado 7 anos atrás

Em nossa aula estudo de caso, discutimos a influência da linguagem no desenvolvimento global do indivíduo. Para tanto, destacamos a função socializadora exercida pelos sujeitos mais experientes que, ao se relacionarem com as crianças, possibilitam a sua individualização e a inserção na cultura. Ao entendermos o desenvolvimento de forma historicizada, devemos considerar que as mudanças culturais podem implicar em alterações no processo de aquisição da linguagem e de socialização dos indivíduos. Partindo desse pressuposto, convido você a assistir à palestra realizada pelo Instituto CPFL, na qual Julieta Jerusalinsky, psicanalista, é convidada a debater os impactos que o acesso massivo a tecnologias digitais pode causar no desenvolvimento infantil. Disponível em: . Após assistir à palestra, você deverá redigir um texto argumentativo de no mínimo 20 linhas e no máximo 40, discutindo as mudanças sociais sinalizadas por Julieta Jerusalinsky, articulando com os pontos destacados sobre o papel da mediação e da linguagem no desenvolvimento infantil abordados em nossa aula estudo de caso. Sua resposta arquivo

Respostas

respondido por: Matheusieti
5

Olá!

Em primeiro lugar, observamos que os instrumentos e signos são importantes elementos mediadores como Vygotsky nos orientou, e, assim, é possível notar que as transformações sociais que o indivíduo passa tem total relação com as "ferramentas" que ele utiliza, seja para facilitar uma situação ou para aprender determinada coisa.

Além disso, vemos que a interação principalmente quando levamos em consideração os meios tecnológicos da atualidade, colocam crianças e adolescentes como no caso do texto frente a uma série de informações e proximidade com a distância, de parentes ou de objetos que ela deseja ter, sendo essa noção muito influente no desenvolvimento dela a partir daquele momento, o que pode representar fatores negativos e positivos, por isso é importante o acompanhamento dos pais, da instituição escolar sob sua área de atuação e até mesmo profissionais do campo da psicologia, auxiliando os pais e os alunos em como lidar com essas ferramentas.

Até mais!

Perguntas similares