• Matéria: Geografia
  • Autor: Aliuig1
  • Perguntado 7 anos atrás

principais problemas sociais encontrados no Sul

Respostas

respondido por: Jhennifer0
57

Os maiores problemas do Sul é a acentuada desigualdade na distribuição de renda, no contraste entre a riqueza de poucos e a pobreza de muitos. Evidencia-se na existência de favelas nos grandes centros urbanos, nos altos índices de analfabetismo em algumas áreas, nas precárias condições de moradia e na assistência médico-hospitalar insatisfatória.

respondido por: douradoforever
17

Os maiores problemas da Região Sul do Brasil são comuns a todo o país: a acentuada desigualdade na distribuição de renda reflete em todas as regiões, no contraste entre a riqueza de poucos e a pobreza de muitos. Na Região Sul do Brasil, esse contraste não tão marcante quanto no Sudeste ou Nordeste, mas evidencia-se na existência de favelas nos grandes centros urbanos, nos altos índices de analfabetismo em algumas áreas, nas precárias condições de moradia e na assistência médico-hospitalar insatisfatória.

Além desses problemas, a Região Sul do Brasil enfrenta:

Excessos do clima: O clima subtropical, ainda que agradável na maior parte do ano, é responsável por freqüentes geadas, de consequências desastrosas para a agricultura, principalmente para as plantações de café. Além disso, chuvas intensas podem causar inundações incontroláveis, de efeitos muito negativos sobre a sociedade e a economia.

Dificuldades de ordem humana: Grande parte da população ainda emprega técnicas agrícolas e pecuárias primitivas, obtendo um rendimento bastante abaixo do ideal. Além disso, a mecanização das lavouras leva ao desemprego, causando a migração para outros estados brasileiros e o surgimento de boias-frias. Esses trabalhadores rurais sem terra são contratados temporariamente para tarefas que exigem muita mão-de-obra e dispensados em seguida. Suas condições de trabalho, saúde e moradia são absolutamente precárias. Embora os boias-frias não constituam problema específico da Região Sul do Brasil, o estado do Paraná é a unidade federativa com o maior número de pessoas nessas condições.

Para os problemas decorrentes de condições naturais há perspectivas de solução: técnicas para combater o efeito das geadas e obras para conter as enchentes começam a serem desenvolvidas em todas as áreas críticas. No caso dos problemas de caráter social, com raízes históricas, as soluções exigem mais tempo, porém não são imppossíveis; atualmente, o progresso dos meios de transportes e a ampliação de comunicações viabilizam projetos de alfabetização e amparo médico-sanitário às populações isoladas. A Sudesul (Suiperintendência para o Desenvolvimento da Região Sul), extinta em 1990, coordenava e supervisionava boa parte desses projetos e executava programas bastante significativos, aumentando a cada ano a participação da Região Sul no conjunto da economia brasileira.

Perguntas similares