• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o fragmento de texto sobre a crise do Império Romano e os povos “bárbaros”. 

Assim, ao longo dos séculos IV e V, tanto os problemas internos (crise de mão de obra, dificuldades administrativas) como os problemas externos (“invasões bárbaras”) atuaram conjuntamente na sociedade, acelerando o processo de fragmentação em curso. As porções orientais do Império Romano (Grécia e parte do Oriente Médio) permaneceram sob controle de dinastias sediadas em Constantinopla, vindo a formar o Império Bizantino – que continuaria a existir até 1453. Na parte ocidental, áreas consideráveis da Europa caíram sob o poder dos bárbaros germânicos. [...] Com a queda do Império Romano, houve uma reviravolta muito grande no Ocidente. As relações comerciais e o artesanato urbano se enfraqueceram. As cidades lentamente perderam parte da população, pois um grande número de pessoas migrou para o campo. 

De acordo com o fragmento de texto, os povos “bárbaros” 

A- contribuíram para o enriquecimento dos comerciantes e agricultores das províncias romanas. 

B- favoreceram o desenvolvimento comercial urbano e o poder do imperador romano com a transferência da capital do Império Romano para o Oriente

C- contribuíram para o processo de ruralização e fragmentação do Império Romano do Ocidente.

D- contribuíram para o processo de ruralização e fragmentação do Império Romano do Ocidente.

E- incentivaram as práticas comerciais e ajudaram a solucionar as dificuldades administrativas do Império Romano. 

Respostas

respondido por: makmorales
56

Letra C: o texto deixa claro que os povos bárbaros contribuíram no processo de ruralização e fragmentação do Império Romano do Ocidente, que caiu e seus territórios tornaram-se feudos dominados por suseranos.

Após a queda de Roma em 476 depois de Cristo encerra-se o Império Romano do Ocidente e inicia-se a idade média, onde a ruralização intensificou-se e, aos poucos, o feudalismo se fez presente.

Abraços!

Perguntas similares