• Matéria: Biologia
  • Autor: thuannya
  • Perguntado 9 anos atrás

(ENEM) As cobras estão entre os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil, principalmente na área rural. As cascavéis (Crotalus), apesar de extremamente venenosas, são cobras que, em relação a outras espécies, causam poucos acidentes a humanos. Isso se deve ao ruído de seu “chocalho”, que faz com que suas vítimas percebam sua presença e as evitem. Esses animais só atacam os seres humanos para sua defesa e se alimentam de pequenos roedores e aves. Apesar disso, elas têm sido caçadas continuamente, por serem facilmente detectadas. Ultimamente os cientistas observaram que essas cobras têm ficado mais silenciosas, o que passa a ser um problema, pois, se as pessoas não as percebem, aumentam os riscos de acidentes.


A explicação darwinista para o fato de a cascavel estar ficando mais silenciosa é que:

Respostas

respondido por: sduhf
0
Está acontecendo uma seleção por deriva genética, já que a seleção não é natural porque o homem está eliminando as espécies "barulhentas", fazendo com que as espécies "silenciosas" não sejam eliminadas. Estas que irão reproduzir, fixando o "silêncio" no pool genético das cascavéis e diminuindo a frequência genética do "barulho".
respondido por: Anônimo
0
Os indivíduos mais barulhento vão sumindo, e os silenciosos vão se sobressaindo, e agora são considerados os mais aptos, pois se livram ou passam desapercebidos pelos caçadores, e deixam mais descendentes. 
Em algum momento, no futuro, toda a população de cascavel, vai ser constituída de indivíduos silenciosos. 
Este é um exemplo de seleção natural, onde um predador (o homem), está exercendo uma pressão seletiva, de modo que apenas os mais silenciosos (aptos) sobrevivam.
Perguntas similares